domingo, 5 de maio de 2013

WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP

Audi confirma favoritismo em Spa-Francorchamps.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Após seis horas de uma maratona na pista de Spa-Francorchamps, a equipeda Audi Sport Team Joest ocupou os três lugares do pódio num domínio absoluto dos R18 e-tron quattro, esse protótipo da categoria P1 mágico da fabrica alemã. Na largada o carro No.2 da Audi de Loic Duval que largou na segunda fila ganhou a liderança na primeira curva seguido do Toyota TS030 Hybrid de Nicolas Lapierre. A Toyota foi um adversário duro nas primeiras três horas de corrida mas um problema no seu sistema híbrido causou um super aquecimento no sistema de freios traseiros forçando o abandono da corrida. Após uma largada fraca o Audi No.1 que largou na pole, rapidamente se recuperou e assumiu a liderança da prova com uma excelente série de ultrapassagens de Andre Lotterer. Mesmo com um furo de pneu que obrigou o carro à realiza um pitstop extra, o trio de pilotos Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler mantiveram a liderança. Na última volta apenas os três carros da Audi estavam na mesma volta. Das equipes particulares, a Rebellion Racing provou que bem acima da Strakka Racing e venceu a corrida chegando nas 5° e 6° posições no geral. O Lola B12/60 Coupé de No.12 com o trio Neel Jani, Nick Heidfeld e Nicolas Prost chegou em 5°. O carro #21 da equipe Strakka Racing vinha num bom ritmo de corrida quando foi atingido na traseira por uma carro da categoria LMP2 e foi obrigado a entrar nos boxes perdendo muito tempo nos reparos, terminou a prova na 7° colocação. A categoria P2 presenciou uma grande batalha pela liderança, mas no final prevaleceu o Oreca 03/Nissan #49 da Pecom Racing que conquistou a sua segunda vitória na temporada. O trio de pilotos, Pierre Kaffer, Nicolas Minassian e Luis Perez-Companc mereceu a vitória cruzando a linha de chegada 12 segundos à frente do carro #24 da equipe OAK Racing, um Morgan/Nissan. O vencedor da prova do ano passado, o Zytek Z11SN/Nissan da equipe JOTA chegou na terceira colocação, a equipe utilizou essa prova como preparativos para a badalada corrida 24 Horas de Le Mans.
Na categoria GT tanto na Pro como na Am, a Ferrari saiu vencedora mesmo tendo largado atrás dos Aston Martin Vantage V8s. Com a vitória a Ferrari assume a liderança no campeonato dos construtores seis pontos à frente da Aston Martin. Na categoria Pro o a Ferrari F458 Italia No.51 da equipe AF CORSE venceu com a dupla Gianmaria Bruni e o veteraníssimo Giancarlo Fisichella com uma vantagem de nove segundos do Aston Martin do brasileiro Bruno Senna que correu junto com Frédéric Makowiecki e Rob Bell. Penalidades foram a ordem do dia em ambas as categorias GTs. Os carros No.98 e No.97, ambos da Aston Martin foram apenas dois exemplos de carros que tiveram que servir penalidades durante a corrida. Ainda na GT Pro o terceiro lugar ficou com a Ferrari F458 Italia No.71 de Kamui Kobayashi e Toni Vilander, que chegou a liderar a corrida por várias voltas, mas durante as paradas nos boxes perdeu posições para o seu companheiro de equipe e o Aston Martin de Senna. Finalmente na categoria GT Am, a prova foi vencida tambem pela Ferrari, o carro No.81 da equipe 8 Star Motorsports praticamente desde a largada. Após a largada bastaram apenas três voltas para que o estreante piloto Matteo Malucelli ultrapassasse o pole position No.95, o Aston Martin Vantage do trio Nygaard-Poulsen-Simonsen e mantivesse a liderança pelo resto da prova. Foi uma grande corrida para a categoria GT que deixa mais emocionante o campeonato que tem a sua sequência marcada para os dias 22 e 23 de Junho no 90° Aniversário das 24 Horas de Le Mans.

FIA-WEC: 2° ETAPA - SPA-FRANCORCHAMPS

CATEGORIA LM P1
1.(#1) Audi Sport Team Joest, Audi R18 e-tron quattro - 168 voltas
2.(#2) Audi Sport Team Joest, Audi R18 e-tron quattro - 168 voltas
3.(#3) Audi Sport Team Joest, Audi R18 e-tron quattro - 168 voltas
4.(#8) Toyota Racing, Toyota TS030 Hybrid - 167 voltas
5.(#12) Rebellion Racing, Lola B12/60 Coupé - 165 voltas
6.(#13) Rebellion Racing, Lola B12/60 Coupé - 165 voltas
7.(#21) Strakka Racing, HPD ARX 03c Honda - 161 voltas
8.(#7) Toyota Racing, Toyota TS03 Hybrid - 99 voltas (Abandono)

CATEGORIA LM P2
1.(#49) Pecom Racing, Oreca 03-Nissan - 157 voltas
2.(#24) Oak Racing, Morgan-Nissan - 157 voltas
3.(#38) JOTA, ZYtek Z11SN-Nissan - 157 voltas
4.(#35) Oak Racing, Morgan-Nissan - 156 voltas
5.(#26) G-Drive Racing, Oreca 03-Nissan - 152 voltas
6.(#45) Oak Racing, Morgan-Nissan - 152 voltas
7.(#32) Lotus, Lotus T128 - 152 voltas
8.(#31) Lotus, Lotus T128 - 144 voltas
9.(#28) Gulf Racing Middle East, Lola B12/60 Coupé - 140 voltas
10.(#25) Delta-Adr, Oreca 03-Nissan - 25 voltas

CATEGORA LM GTE Pro
1.(#51) AF CORSE, Ferrari F458 Italia - 149 voltas
2.(#98) ASTON MARTIN RACING, Aston Martin Vantage V8 - 149 voltas
3.(#71) AF CORSE, Ferrari F458 Italia - 149 voltas
4.(#97) ASTON MARTIN RACING, Aston Martin Vantage V8 - 148 voltas
5.(#92) Porsche AG TEAM MANTHEY, Porsche 911 RSR - 148 voltas
6.(#99) ASTON MARTIN RACING, Aston Martin Vantage V8 - 147 voltas
7.(#91) Porsche AG TEAM MANTHEY, Porsche 911 RSR - 123 voltas (abandono)

CATEGORIA LM GTE Am
1.(#81) 8 star Motorsports, Ferrari F458 Italia - 147 voltas
2.(#95) Aston Martin Racing, Aston Martin Vantage V8 - 146 voltas
3.(#50) Larbre Competition, Corvette C6-ZR1 - 145 voltas
4.(#96) Aston Martin Racing, Aston Martin Vantage V8 - 144 voltas
5.(#88) Proton Competition, Porsche 911 GT3 RSR - 143 voltas
6.(#76) IMSA Performance Matmut, Porsche 911 GT3 RSR - 143 voltas
7.(#57) Krohn Racing, Ferrari F458 Italia - 142 voltas
8.(#54) AF Corse, Ferrari F458 Italia - 138 voltas
9.(#61) AF Corse, Ferrari F458 Italia - 125 voltas
-------------------------------------------------//FIA-WEC 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário