domingo, 26 de janeiro de 2014

UNITED SPORTSCAR CHAMPIONSHIP

Action Express Racing de Christian Fittipaldi vence em Daytona.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Na principal categoria, a de protótipos (P) na estréia da United Sportscar Championship o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio. Christian Fittipaldi, junto com Sebastien Bourdais e João Barbosa foi o vencedoresda maratona de 24 horas de corrida em Daytona. Quem cruzou a linha de chegada foi João Barbosa que suportou uma leve pressão de Max Angelelli. A corrida teve de tudo, acidente gravíssimo com o Corvette DP No.90 de Memo Gidley, chuva que paralisou a corrida durante a noite e várias bandeiras amarelas. No final prevaleceu a resistência do Corvette DP No.5 da equipe Action Express Racing. Fechando o pódio veio mais um Corvette DP, o No. 9 também da Action Express com o trio de pilotos Brian Frisselle, Burt Frisselle e John Martin. Na largada o Corvette No.99 que largou na pole dominou as primeiras horas da corrida mas teve que abandonar devido ao acidente brutal de Memo Gidley que se chocou contra a traseira da Ferrari F458 Italia de Matteo Maluccelli. Na categoria Challenge de protótipos Colin Braun cruzou a linha de chegada em primeiro seguido de Kimber-Smith e Rafa Matos. Na categoria GTLM (GT LeMans) a Porsche saiu vencedora, o carro No.911 da equipe Porsche North America levou a melhor sobre os Vipers, Aston Martins, BMW, Ferrari e Corvettes. Na última categoria, a GT Daytona (GTD) - a mais concorrida - teve como vencedor um azarão, o Audi R8 LMS No.45 de M. Winkelhock / Pumpelly / Canache Jr. e Pappas, esse carro largou apenas na 19° colocação na GTD. Na segunda colocação ficou o Porsche 911 GT America No.58 e completando o pódio veio uma Ferrari 458 Italia de No.72. A equipe brasileira que correu com uma Ferrari 458 Italia na categoria GTD chegou apenas na 10° colocação, Gustovo Longo, Daniel Serra, Marcos Gomes e Negrão se revezaram no cockpit do carro. A próxima etapa da Tudor United Sportscar Championship acontece em Março, no dia 15, as 12 Horas de Sebring.

USCC: 1° ETAPA - 24 HRS DE DAYTONA - FINAL
1.(5)(P) Barbosa/Fittipaldi/BOurdais, Corvette DP - 24:00:34.760
2.(10)(P) W.Taylor/R.Taylor/Angelelli, Corvette DP - +1.461
3.(9)(P) Br.Frisselle/Bu.Frisselle/Martin, Corvette DP - +19.489
4.(90)(P) Westbrook/Valiante/Rock, Corvette DP - +2 voltas
5.(6)(P) Graf/Luhr/Brundle, Nissan ORECA - +3 voltas
6.(911)(GTLM) Tandy/Lietz/Pilet, Porsche 911 RSR - +16 voltas
7.(55)(GTLM) Auberlen/Priaulx/Hand, BMW Z4 GTE - +16 voltas
8.(42)(P) Pla/Rusinov/Yacaman/M., Nissan Morgan - +17 voltas
9.(54)(PC) Bennett/Gue/Braun/Wilkinson, ORECA FLM09 - +17 voltas
10.(25)(PC) Potolicchio/Kimber-Smith, ORECA FLM09 - +18 voltas
11.(2)(P) Brown/Overbeek/Pagenaud, HPD ARX-03b - +19 voltas
12.(91)(GTLM) Farnbacher/Goossens/Hunter-Reay, SRT Viper GTS-R - +20 voltas
13.(38)(PC) Ostella/Matos/Drissi, ORECA FLM09 - +26 voltas
14.(56)(GTLM) Mueller/Edwards/Rahal/Werner, BMWZ4 GTE - +27 voltas
15.(02)(P) Dixon/Kanaan/Franchitti/Larson, Ford Riley DP - +28 voltas
16.(4)(GTLM) Gavin/Milner/Liddell, Corvette C7.R - +29 voltas
17.(52)(PC) Montecalvo/Jeannette/Cheng/Guasch, ORECA FLM09 - +33 voltas
18.(45)(GTD) Canache/Pumpelly/Pappas, Audi R8 LMS - +33 voltas
19.(58)(GTD) Snow/Heylen/Seefried, Porsche 911 GT America - +33 voltas
20.(72)(GTD) Rotenberg/Zlobin/Mediani/Salo, Ferrari 458 Italia - +33 voltas
21.(555)(GTD) Tucker/Sweedler/Bell/ Segal/Pier Guidi, Ferrari 458 Italia - +33 voltas
22.(35)(GTD) Neiman/Moltke/Latif, Audi R8 LMS - +34 voltas
23.(556)(GTD) Tucker/LaMarra/Borchelle, Ferrari 458 Italia - +34 voltas
24.(8)(PC) Schultis/Lux/Zande, ORECA FLM09 - +36 voltas
25.(94)(GTD) Cameron/Dalla Lana/Farfus, BMW Z4 - +36 voltas
26.(22)(GTD) MacNeil/Keen/Gisbergen, Porsche 911 GT America - +39 voltas
27.(93)(GTLM) Bell/Bomarito/Wittmer, SRT Viper GTS-R - +42 voltas
28.(30)(GTD) Cisneros/Giermaziak/Nielsen/Thiim, Porsche 911 GT America - +43
29.(65)(GTD) Longo/Serra/Negrao/Gomes, Ferrari 458 Italia - +46 voltas
30.(63)(GTD) Balzan/Westphal/Vilander, Ferrari 458 Italia - +48 voltas
31.(44)(GTD) Potter/Lally/Henzler/Dum., Porsche 911 GT America - +50 voltas
32.(73)(GTD) Lindsey/Estre/Phillippi/Hart, Porsche 911 GT America - +50
33.(64)(GTD) Randall/Farano/Wilden/E., Ferrari 458 Italia - 50 voltas
34.(23)(GTD) James/Farnbacher/Holzen, Porsche 911 GT America - +56 voltas
35.(50)(P) DeFoor/Pace/Beck/Hinton, Dinan Riley DP - +64 voltas
36.(48)(GTD) Miller/Rast/Haase/M.Bell, Audi R8 LMS - +69 voltas
37.(57)(GTLM) Krohn/Jonsson/Bertolini, Ferrari F458 Italia - +70 voltas
38.(51)(GTD) Griffin/Cioci/Rugolo/Gerb, Ferrari 458 Italia - +75 voltas
39.(49)(GTD) Perazzini/Roda/Ruberti/Ri., Ferrari 458 Italia - +77 voltas
40.(33)(GTD) Keating/Bleekemolen/Cola, SRT Viper GT3-R - +80 voltas
41.(31)(P) Curran/Said/Smith/Papis, Corvette DP - +82 voltas
42.(7)(PC) Popow/Fuentes/Tutumlu, ORECA FLM09 - +83 voltas
43.(01)(P) Pruett/Rojas/McMurray/Karam, Ford Riley DP - +85 voltas
44.(97)(GTLM) Mucke/Turner/Lamy/Stanaway, Aston Martin Vantage V8 - +85
45.(19)(GTD) Taggart/Gewirtz/Kvamm., Porsche 911 GT America - +92 voltas
46.(28)(GTD) Engelhart/Ineichen/Bach., Porsche 911 GT America - +94 voltas
47.(60)(P) Pew/Negri/Allmendinger, Ford Riley DP - +96 voltas
48.(007)(GTD) Block/Carter/Davis/, Aston Martin V12 Vantage - +115 voltas
49.(71)(GTD) Norman/Stanton/Siedler, Porsche 911 GT America - +129 voltas
50.(27)(GTD) Foster/Dempsey/Davis, Porsche 911 GT America - +129 voltas
51.(81)(GTD) Faulkner/Huisman/Faieta, Porsche 911 GT America - +135 voltas
52.(009)(GTD) Lockie/McIntosh/Nimkoff, Aston Martin V12 Vantage - +179 voltas
53.(18)(GTD) Amos/Bamber/Blum/Imp., Porsche 911 GT America - +203 voltas
54.(912)(GTLM) Long/Christensen/Bergmeister, Porsche 911 RSR - +206 voltas
55.(87)(PC) Rayhall/Kovacic/Bielefeld, ORECA FLM09 - +235 voltas
56.(07)(P) Miller/Nunez/Vautier, Mazda - +250 voltas
57.(70)(P) Tremblay/Long/Hinchcliffe, Mazda - +326 voltas
58.(08)(PC) Cumming/Tagliani/Mitchell, ORECA FLM09 - +334 voltas
59.(1)(P) Sharp/Dalziel/Brabham, HPD ARX-03b - +336 voltas
60.(3)(GTLM) Magnussen/Garcia/Briscoe, Corvette C7.R - +366 voltas
61.(0)(P) Meyrick/Legge/Rossi/Cha., DeltaWing DWC13 - +407 voltas
62.(78)(P) Mayer/Popow/Hartley, Dinan Riley DP - +457 voltas
63.(09)(PC) Ende/Junqueira/Hansson, ORECA FLM09 - +518 voltas
64.(32)(GTD) Welch/Sofronas/Stippler, Audi R8 LMS - +544 voltas
65.(99)(P) Gurney/Fogarty/Gidley/La., Corvette DP - +603 voltas
66.(62)(GTLM) Malucelli/Fisichella/Bruni, Ferrari F458 Italia - +607 voltas
67.(45)(GTD) Putman/Espenlaub/Jarvis, Audi R8 LMS - +690 voltas
-------------------------------------------------------------------//United Sportscar Championship 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário