domingo, 18 de junho de 2017

24 HORAS DE LE MANS

Timo Bernhard recebe a bandeira quadriculada em Le Mans e a Porsche fez história.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A maior corrida de resistência do automobilismo mundial teve o seu encerramento nesse domingo, a 85° edição das 24 Horas de Le Mans foi emocionante com várias disputas nas quatro categorias, lágrimas de tristeza e alegria. Foi Timo Bernhard no Porsche 919 Híbrido No.2 que recebeu a bandeirada final da prova conquistando a 19° vitória da Porsche e a terceira seguida em Le Mans. No sábado as 10 horas de Brasília sob forte calor os 60 carros se alinharam no grid de largada com um único objetivo, completar a maratona de 24 horas que iria testar ao máximo o limite extremo entre homens e máquinas. Mark Webber teve a honra de dirigir o pacecar na volta de apresentação. Na largada os dois carros da Toyota mantiveram a liderança. Por volta das 19 horas da noite de sábado, após quase 10 horas de disputa o Toyota TS050 Híbrido da Toyota do trio de pilotos Mike Conway, Kamui Kobayashi e Stéphane Sarrazin teve problemas e abandonou a prova. O primeiro carro da LMP1 que abandonou a corrida foi o Enso CLM P1/01-Nismo da equipe Bykolles Racing Team que com apenas 29 minutos e 52 segundos teve problemas mecânicos e abandonou a corrida. O Toyota TS050 No. 7 liderou a corrida em 4 oportunidades totalizando 146 voltas antes de ter problemas mecãnicos e abandonar a corrida. O carro No. 9 da Toyota (Lapierre/Kunimoto/Lopez) tambem abandonou na metade da corrida após se envolver num incidente. O Porsche 919 Híbrido No.1 assumiu a liderança com 9 horas de prova e parecia que conquistaria a vitória. O trio de pilotos Neel Jani, Andre Lotterer e Nick Tandy controlaram a corrida liderando por 166 voltas. Mas quando restavam menos de 4 horas para terminar a corrida o carro parou subitamente na reta Mulsanne e anunciou o abandono mais tarde. O Porsche 919 No. 2 do trio Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley assumiu a liderança na 319° volta e liderou apenas 49 voltas até a bandeirada final. Com a terceira vitória consecutiva a Porsche tem o direito de manter definitivamente a posse do cobiçado troféu das 24 Horas de Le Mans. O consolo para a Toyota, foi a P2 com o carro No. 8 que acabou em nono no geral. Pela primeira vez na história de Le Mans dois carros da LMP2 conquistaram a segunda e a terceira colocação na classificação geral. Na categoria LMP2 os dois carros da equipe Vaillante Rebellion dominaram as ações se revezando na liderança, hora com carro No. 13 com Nelsinho Piquet, Heinemeier Hansson e Beche e hora com o No. 31 de Nicolas Prost, Julien Canal e Bruno Senna. Na 16° hora de corrida o carro No. 38 da equipe Jackie Chan Racing ultrapassou o No.13 e com os protótipos da P1 com problemas liderou a corrida quando restavam três horas para o término. No final o Porsche LMP1 conseguiu a vitória seguido pelo No. 38 e o Oreca 07-Gibson na P3.  Confira abaixo como terminou a maratona nas categorias LMP1 e LMP2. 

24 HORAS DE LE MANS - FINAL
Categoria LMP1
1.(#2) Bernhard/Bamber/Hartley, Porsche 919-Hybrid - 367 voltas
2.(#8) Buemi/Davidson/Nakajima, Toyota TS050-Hybrid - 358 voltas
**Não classificados
(#1) Jani/Lotterer/Tandy, Porsche 919-Hybrid - 318 voltas
(#9) Lapierre/Kunimoto/Lopez, Toyota TS050-Hybrid - 160 voltas
(#7) Conway/Kobayashi/Sarrazin, Toyota TS050-Hybrid - 154 voltas
(#4) Webb/Kraihamer/Bonanomi, Enso CLM P1/01-Nismo - 7 voltas


Categoria LMP2
1.(#38) Tung/Laurent/Jarvis, Oreca 07-Gibson, Jackie Chan DC Racing - 366 voltas
2.(#13) Piquet/Hansson/Beche, Oreca 07-Gibson, Vaillante Rebellion - 364 voltas
3.(#37) Cheng/Gomendy/Brundle, Oreca 07-Gibson, Jackie Chan DC Racing - 363 voltas
4.(#35) Panciatici/Ragues/Negrão, Alpine A470-Gibson, Signatech Alpine Matmut - 362 voltas
5.(#32) Owen/Sadeleer/Albuquerque, Ligier JSP217-Gibson - 362 voltas
6.(#40) Allen/Matelli/Bradley, Oreca 07-Gibson, Graff - 361 voltas
7.(#24) Graves/Hirschi/Vergne, Oreca 07-Gibson, CEFC Manor TRS Racing - 360 voltas
8.(#47) Lacorte/Sernagiotto/Belicchi, Dallara P217-Gibson, Cetilar Villorba Corse - 353 voltas
9.(#36) Dumas/Menezes/Rao, Alpine A470-Gibson, Signatech Alpine Matmut - 351 voltas
10.(#34) Moore/Hanson/Chandhok, Ligier JSP217-Gibson, Tockwith Motorsports - 351 voltas
11.(#17) Lafargue/Lafargue/Zollinger, Ligier JSP217-Gibson, Idec Sport Racing - 344 voltas
12.(#29) Lammers/Van Eerd/Barrichello, Dallara P217-Gibson, Racing Team Nederland - 344 voltas
13.(#21) Hedman/Hanley/Rosenqvist, Oreca 07-Gibson, Dragonspeed 10 Star - 343 voltas
14.(#33) Nicolet/Nicolet/Maris, Ligier JSP217-Gibson, Eurasia Motorsport - 341 voltas
15.(#31) Prost/Canal/Senna, Oreca 07-Gibson, Vaillante Rebellion - 340 voltas
16.(#45) Patterson/McMurry/Capillaire, Ligier JSP217-Gibson, Algarve Pro racing - 330 voltas
17.(#27) Aleshin/Sirotkin/Shaitar, Dallara P217-Gibson, SMP Racing - 330 voltas
18.(#22) Rojas/Hirakawa/Gutierrez, Oreca 07-Gibson, G-Drive Racing - 327 voltas
19.(#39) Guibbert/Trouillet/Winslow, Oreca 07-Gibson, Graff - 318 voltas
20.(#49) Konopka/Calko/Breukers, Ligier JSP217-Gibson, Arc Bratislava - 314 voltas
21.(#43) Keating/Bleekemolen/Taylor, Riley MK30-Gibson, Keating Motorsports - 312 voltas
**Não classificados**
(#23) Barthez/Buret/Berthon, Ligier JSP217-Gibson, Panis Barthez Competition - 296 voltas
(#28) Perrodo/Vaxivierre/Collard, Oreca 07-Gibson, TDS Racing - 213 voltas
(#25) Gonzalez/Trummer/Petrov, Oreca 07-Gibson, CEFC Manor TRS Racing - 152 voltas
(#26) Rusinov/Thiriet/Lynn, Oreca 07-Gibson, G-Drive Racing - 20 voltas
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~24 Horas de Le Mans 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário