por Luis Fernando Soares de Almeida
Foi um final digno de filme de hollywood. A categoria LMGTE Pro teve um dos finais mais emocionantes das últimas edições das 24 Horas de Le Mans. Na largada a Ferrari 488 GTE #51 da equipe AF Corse assumiu a liderança de maneira espetacular. Na 3° volta o Aston Martin #95 assumiu a liderança ultrapassando a Ferrari. Por várias horas os Aston Martins #97 e #95 foram respectivamente primeiro e segundo colocados, se livrando dos ataques do Corvette, Ferrari, Ford e Porsche. No final da corrida o Corvette C7.R #63 da Corvette Racing liderava mas de maneira dramática o Aston Martin #97 se aproximava rapidamente. Na última volta o ataque foi mais severo e o carro da Chevrolet claramente tinha problemas em seus freios, finalmente o Aston Martin #97 do trio de pilotos Darren Turner, Adam e o brasileiro Daniel Serra superou o Corvette para delirio da torcida britânica. O Corvette ainda perderia a P2 para o Ford GT da equipe Chip Ganassi Racing dos pilotos, Andy Priaulx, Harry Tincknell e Luiz Felipe Derani. Dois brasileiros nas duas posições mais altas do pódio na categoria GT Pro. O melhor Porsche foi o de #91 da equipe Porsche GT Team dos pilotos Lietz, Fred Makowiecki e Patrick Pilet que terminou na 4° colocação. Na categoria LMGTE Am a Ferrari 488 GTE #84 da equipe JMW Motorsport (Smith/Stevens/Vanthoor) conquistou a vitória superando o favoristismo da Aston Martin Racing. Aliás o pódio completou foi ocupado por Ferraris 488 GTE. Na P2 ficou o carro #55 da equipe Spirit of Race (Cameron/Scott/Cioci) e na P3 a Ferrari #62 da Scuderia Corsa (MacNeil/Sweedler/Bell). Confira abaixo o resultado final da prova.
24 HORAS DE LE MANS - FINAL
Categoria LMGTE Pro
1.(#97) Aston Martin Racing (Turner/Adam/Serra) - Aston Martin Vantage - 340 voltas
2.(#67) Chip Ganassi Racing Team UK (Priaulx/Tincknell/Derani) - Ford GT - 340 voltas
3.(#63) Corvette Racing GM (Magnussen/Garcia/Taylor) - Corvette C7.R - 340 voltas
4.(#91) Porsche GT Team (Lietz/Makowiecki/Pilet) - Porsche 911 RSR - 339 voltas
5.(#71) AF Corse (Rigon/Bird/Molina) - Ferrari 488 GTE - 339 voltas
6.(#68) Chip Ganassi Racing USA (Hand/Müller/Kanaan) - Ford GT - 339 voltas
7.(#69) Chip Ganassi Racing USA (Briscoe/Westbrook/Dixon) - Ford GT - 337 voltas
8.(#64) Corvette Racing GM (Gavin/Milner/Fässler) - Corvette C7.R - 335 voltas
9.(#95) Aston Martin Racing (Thiim/Sorensen/Stanaway) - Aston Martin Vantage - 334 voltas
10.(#66) Chip Ganassi Racing UK (Mücke/Pla/Johnson) - Ford GT - 332 voltas
11.(#51) AF Corse (Calado/Pier Guidi/Rugolo) - Ferrari 488 GTE - 312 voltas
**Não classificados**
(#92) Porsche GT Team (Christensen/Estre/Werner) - Porsche 911 RSR - 179 voltas
(#82) Risi Competizione (Vilander/Fisichella/Kaffer) - Ferrari 488 GTE - 72 voltas
Categoria LMGTE Am
1.(#84) JMW Motorsport (Smith/Stevens/Vanthoor) - Ferrari 488 GTE - 333 voltas
2.(#55) Spirit Of Race (Cameron/Scott/Cioci) - Ferrari 488 GTE - 331 voltas
3.(#62) Scuderia Corsa (MacNeil/Sweedler/Bell) - Ferrari 488 GTE - 331 vltas
4.(#99) Beechdean AMR (Howard/Gunn/Bryant) - Aston Martin Vantage - 331 voltas
5.(#61) Clearwater Racing (Mok/Sawa/Griffin) - Ferrari 488 GTE - 330 voltas
6.(#77) Dempsey-Proton Racing (Ried/Cairoli/Dienst) - Porsche 911 RSR 991 - 329 voltas
7.(#90) TF Sport (Yoluc/Hankey/Bell) - Aston Martin Vantage - 329 voltas
8.(#98) Aston Martin Vantage (Dalla Lana/Lamy/Lauda) - Aston Martin Vantage - 329 voltas
9.(#93) Proton Competition (Long/Al Faisal/Hedlund) - Porsche 911 RSR 991 - 329 voltas
10.(#86) Gulf Racing UK (Wainwright/Barker/Foster) - Porsche 911 RSR (2016) - 328 voltas
11.(#60) Clearwater Racing (Wee/Katoh/Parente) - Ferrari 488 GTE - 327 voltas
12.(#54) Spirit Of Race (Flohr/Castellacci/Beretta) - Ferrari 488 GTE - 326 voltas
13.(#83) DH Racing (Krohn/Jonsson/Bertolini) - Ferrari 488 GTE - 320 voltas
14.(#65) Scuderia Corsa (Nielsen/Balzan/Curtis) - Ferrari 488 GTE - 314 voltas
15.(#50) Labre Competition (Rees/Brandela/Philippon) - Corvette C7.R - 309 voltas
**Não Classificados**
(#88) Proton Competition (Bachler/Lemeret/Al Qubaisi) - Porsche 911 RSR 991 - 18 voltas
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~24 Horas de Le Mans 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário