terça-feira, 1 de setembro de 2009

por Luis Fernando S. Almeida
RACING MAGIC: 01 de Setembro de 2009

Fórmula Um
A Pizza já esta no forno.

Apesar de a FIA não esclarecer exatamente o conteúdo de seu inquérito, apenas declarar que ''está em andamento uma investigação a respeito de eventos ocorrridos numa corrida da temporada do ano passado'', entende-se que a entidade máxima que rege a F-1 está investigando as denúncias a respeito do GP inaugural de Cingapura no ano passado onde o piloto espanhol Fernando Alonso saiu vencedor.
A corrida foi histórica, sendo a primeira da F-1 disputada a noite. Durante aquela corrida da equipe francesa Renault, o companheiro de Fernando Alonso, o brasileiro Nelsinho Piquet bateu na 14° volta obrigando a entrada do carro de segurança. Isso favoreceu Fernando Alonso que já tinha parado nos boxes antes do acidente e ficou em vantagem contra os seus rivais na corrida. O The Times relata que ''Ecclestone disse que Flavio Briatore, o chefe da equipe Renault, disse a ele que não sabe de absolutamente nada sobre as reinvindicações que foram feitas.'' Ecclestone completou dizendo que Briatore ''esta bem mas muito chateado com o ocorrido'', e acrescentou que Nelsinho Piquet, o piloto que Ecclestone acredita claramente que tenha feito tais alegações provocando esse escândalo explosivo, poderia ter a sua carreira terminada como piloto da Fórmula 1.
Ecclestone cita ainda para o The Times, ''este não é o tipo de coisa que precisamos no momento. Acho que isso deve irritar muito a Renault colocando até em perigo a participação da equipe para a temporada do ano que vem, o que não seria nada bom para a categoria. Espero que não aconteça isso, mas é o tipo de coisa que poderia acontecer.'' Bernie contina, ''o que eu sei sobre a investigação, eu não posso dizer, pra ser honesto com você. Tudo o que sei é que Flavio Briatore tem insisitido que ele não sabe nada sobre isso. A FIA está investigando em todos os setores, estamos tentando descobrir a realidade dessa grave denúncia.''
O The Times relata que a FIA não vai deixar pedra sobre pedra nessa investigação e que ira até o final para apurar os fatos. ''O inquérito deve envolver uma análise detalhada de todos os dados técnicos sobre a participação da Renault na corrida, incluindo a telemetria dos carros e gravações das comunicações entre os pilotos e as equipes. O corpo diretivo da FIA tambem enviará inspetores até a sede da equipe francesa em Enstone, perto de Oxford e para a fábrica francesa para examinar os computadores e quaisquer dados que possam ser relevantes.''
Como refere o jornal, as afirmações feitas são particularmente graves, porque não sé eles acusam a Renault de uma suposta fraude, ''mas também a instrução para um piloto a realizar uma ação que poderia levar a ferimentos graves ou mesmo a própria morte do piloto, das pessoas que trabalham na pista e até do público. Se caso seja comprovado a suposta fraude a Renault deve ser banida da Fórmula Um. A própria equipe ainda não se pronunciou oficialmente apesar de negar anteriorimente qualquer irregularidade.
Continuamos atentos a qualquer novidade sobre a investigação.
=============================================//

Nenhum comentário:

Postar um comentário