domingo, 29 de maio de 2011

FÓRMULA 1
Em prova conturbada no final em Mônaco, Sebastian Vettel vence novamente.
Luis Fernando Soares de Almeida
RM, 29/05/2011


Tinha tudo para ser uma das melhores corridas em Mônaco dos últimos 10 anos, mas uma regra absurda da FIA fez com o final do GP de Mônaco fosse sem graça e monótono e injusto.
A corrida foi excelente até o acidente que envovleu Vitaly Petrov da Renault quando faltavam apenas 5 voltas para terminar a corrida. Na largada Sebastian Vettel (RBR-Renault) manteve a pole, com Jenson Button na segunda colocação e Fernando Alonso em ótima largada novamente assumindo a 3° colocação. Michael Schumacher (Mercedes GP) ultrapassou Lewis Hamilton (McLaren) e assumiu a 8° posição. Hamilton foi o nome da corrida, se envolveu em vários toques com outros pilotos e acabou sendo punido, com uma passagem pelo pitlane, pela ultrapassagem em cima do brasileiro Felipe Massa (Ferrari). Hamilton tambem bateu com o seu carro na Williams de Pastor Maldonado no final da corrida e seria julgado após a corrida. Maldonado vinha fazendo uma corrida espetacular, estava em 6° quando aconteceu o acidente com Lewis Hamilton.
Na 10° volta Lewis Hamilton (McLaren) mostrou o seu arrojo e deu o troco pra cima de Michael Schumacher (Mercedes GP), usando a asa traseira móvel e seu arrojo fez uma ultrapassagem arriscada na curva Ste. Devote. Barrichello tambem ultrapassa Schumacher na mesma volta. Jenson Button da McLaren foi o primeiro dos líderes a parar para troca de pneus na volta No.16, um novo jogo de pneus super-macios e volta para a pista na 4° posição.
Vettel tambem entra na 16° volta mas aparentemente a sua equipe não estava preparada para a parada do líder que perde um tempo enorme nos pits, 6.9 segundos para troca de pneus, Vettel acabou voltando atrás de Button na 2° posição. Webber entrou logo atrás de Vettel e perdeu ainda mais tempo do que Vettel, mais de 15 segundos. A parada de Mark Webber, o vencedor do ano passado foi um desastre, o australiano voltou na 14° posição. Jenson Button com a sua primeira parada tinha um rendimento excelente e abria 1 segundo por volta em relação a Vettel. O safety-car entrou na 33° volta quando Felipe Massa bateu no muro de proteção dentro do túnel e ficou parado no meio da pista. Na relargada não tivemos nenhuma mudança nas posições da frente. Lewis Hamilton cumpriu o seu 'drive-through' na volta No.44 e voltou para a pista exatamente na posição em que largou, na 9°. Na 48° volta Jenson Button faz mais uma parada para troca de pneus e volta com pneus macios na terceira posição. Sebastian Vettel tinha apenas uma chance de vencer a corrida, apostar em apenas 1 única parada.
Vettel com os pneus muito desgastados permitiu que Alonso e Button chegassem rapidamente nele. Incrívelmente desde a volta No.16 os pneus de Vettel estavam aguentando bem a corrida mesmo após 46 voltas. Alonso ameaçou a ultrapassagem na Ste Devote, mas não estava suficentemente próximo de Vettel para a manobra, isso na 65° volta. Na 69° volta aconteceu o acidente com Vitaly Petrov (Renault) e Jaime Alguersuari (STR-Ferrari). Adrian Sutil (Force India) tambem esteve envolvido no acidente. Com a batida forte de Petrov, a bandeira vermelha foi acionada na volta No.72 com apenas 6 para terminar a corrida. Nesse momento uma corrida que estava emocionante simplesmente foi estragada pois segundo as regras da FIA em bandeira vermelha é permitido a troca de pneus nos carros, o que tirou totalmente a emoção das últimas 5 voltas, pois tanto Vettel como Alonso trocaram seus pneus macios por super macios novos.
Sebastian Vettel agora ampliou a sua liderança na tabela de classificação de pilotos. Lewis Hamilton sofreu uma penalização de 20 segundos adicionados ao seu tempo de corrida o que não mudou a sua classificação. A próxima etapa da F-1 acontece no dia 12 de Junho no Canadá.
F-1: 7° ETAPA - GP DE MÔNACO - FINAL
====================================
1.(#1) Sebastian Vettel, RBR-Renault - 78 voltas, 2:09:38:373
2.(#5) Fernando Alonso, Ferrari - 78 voltas, +1.1s
3.(#4) Jenson Button, McLaren-Mercedes - 78 voltas, +2.3s
4.(#2) Mark Webber, RBR-Renault - 78 voltas, +23.1s
5.(#16) Kamui Kobayashi, Sauber-Ferrari - 78 voltas, +26.9s
6.(#3) Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes - 78 voltas, +47.2s
7.(#14) Adrian Sutil, Force India-Mercedes - 77 voltas, +1 volta
8.(#9) Nick Heidfeld, Renault - 77 voltas, +1 volta
9.(#11) Rubens Barrichello, Williams-Cosworth - 77 voltas, +1 volta
10.(#18) Sebastien Buemi, STR-Ferrari - 77 voltas, +1 volta
11.(#8) Nico Rosberg, Mercedes GP - 76 voltas, +2 voltas
12.(#15) Paul di Resta, Force India-Mercedes - 76 voltas, +2 voltas
13.(#21) Jarno Trulli, Lotus-Renault - 76 voltas, +2 voltas
14.(#20) Heikki Kovalainen, Lotus-Renault - 76 voltas, +2 voltas
15.(#25) Jerome D'Ambrosio, Virgin-Cosworth - 75 voltas, +3 voltas
16.(#23) Vitantonio Liuzzi, HRT-Cosworth - 75 voltas, +3 voltas
17.(#22) Narain Karthikeyan, HRT-Cosworth - 74 voltas, +4 voltas
18.(#12) Pastor Maldonado, Williams-Cosworth - 73 voltas, acidente
--Abandonos--
(#10) Vitaly Petrov, Renault - 67 voltas, acidente
(#19) Jaime Alguersuari, STR-Ferrari - 66 voltas, acidente
(#6) Felipe Massa, Ferrari - 32 voltas, acidente
(#7) Michael Schumacher, Mercedes GP - 32 voltas, incêndio
(#24) Timo Glock, Virgin-Cosworth - 30 voltas, suspensão
(#17) Sergio Perez, Sauber-Ferrari - não largou

====================================@F-1 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário