domingo, 22 de maio de 2011

FÓRMULA 1
Sebastian Vettel vence a sua 4° corrida em cinco etapas e domina o mundial.
Luis Fernando Soares de Almeida
RM, 22/05/2011


Mais uma vez os pneus ditaram o ritmo da corrida e foram determinantes na estratégia adotada pelas equipes. Na largada Fernando Alonso brilhou pulando da 4° colocação para primeiro na primeira curva, numa manobra arrojada o espanhol jogou a sua Ferrari pelo lado de dentro da curva, e ganhou a posição do pole Mark Webber.
Webber acabou sendo tambem ultrapassado pelo seu companheiro de equipe Sebastian Vettel. Nick Heidfeld da Renault tambem se destacou na largada pulando da última posição (24°) para o 17° lugar, ultrapassando 6 carros já na largada. Jenson Button da McLaren fez uma péssima largada e caiu para a 10° posição, Kamui Kobayashi da Sauber entrou nos boxes na 2° volta com um pneu furado.
Na 8° volta da corrida viu-se que todos os carros corriam juntos e mesmo com o DRS (a asa móvel traseira) parecia impossível ultrapasar, mesmo na longa reta principal em frente aos boxes. O primeiro piloto do bloco da frente á entrar nos boxes para troca de pneus foi Sebastian Vettel (RBR-Renault) que entrou na 10° volta, ele manteve os pneus macios e voltou na 9° posição.
Na volta seguinte Alonso e Hamilton também entraram nos boxes, ambos voltaram para a pista com pneus macios. Após as trocas Fernando Alonso da Ferrari liderava, com Vettel (RBR) e Hamilton logo atrás dele em 2° e 3°. Webber perdeu a posição para Lewis Hamilton nos boxes e voltou em 4°. Jenson Button da McLaren escolheu uma estratégia diferente com apenas três paradas nos boxes, na 16° volta ele ultrapassou Michael Schumacher (Mercedes GP) e assumiu o quinto lugar. Vettel apenas oito voltas após a sua primeira parada, entra novamente nos boxes para a segunda troca de pneus, ele coloca novamente pneus macios. Ele voltou na 4° posição. A estratégia da Red Bull deu certo, quando Alonso entra nos boxes para mais um troca ele perde a posição na pista para Vettel. Lewis Hamilton liderava na 20° volta com um ótimo ritmo de corrida. Na 24° volta ele entra novamente nos boxes para a sua 3° troca de pneus, novamente macios, ele voltou na 2° colocação atrás de Vettel mas à frente de Alonso e Webber. Na volta No.30 Alonso e Webber entram juntos nos pits, Alonso sai na frente e Webber com pneus duros.
A estratégia da McLaren de atrasar a primeira parada de Button dá certo, ele volta para a pista com pneus macios em 5° atrás de Alonso e Webber com pneus duros. Rapidamente Jenson Button alcança Webber e ultrapassa, na volta seguinte ele ultrapassa Alonso da Ferrari em duas grandes manobras, Button agora esta na 3° posição.
Lewis Hamilton ficou atrás de Sebastian Vettel, mas não teve carro para ultrapassar o alemão que venceu mais uma corrida na temporada e ampliou ainda mais a sua liderança no campeonato. A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no domingo que vem no tradicional circuito de Mônaco.
F-1: 5° ETAPA - CATALUNYA - ESPANHA - FINAL
===========================================
1.(#1) Sebastian Vettel, RBR-Renault - 66 voltas
2.(#3) Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes - +0.6s
3.(#4) Jenson Button, McLaren-Mercedes - +35.6s
4.(#2) Mark Webber, RBR-Renault - +47.9s
5.(#5) Fernando Alonso, Ferrari - +1 volta
6.(#7) Michael Schumacher, Mercedes GP - +1 volta
7.(#8) Nico Rosberg, Mercedes GP - +1 volta
8.(#9) Nick Heidfeld, Renault - +1 volta
9.(#17) Sergio Perez, Sauber-Ferrari - +1 volta
10.(#16) Kamui Kobayashi, Sauber-Ferrari - +1 volta
11.(#10) Vitaly Petrov, Renault - +1 volta
12.(#15) Paul Di Resta, Force India-Mercedes - +1 volta
13.(#14) Adrian Sutil, Force India-Mercedes - +1 volta
14.(#18) Sebastien Buemi, STR-Ferrari - +1 volta
15.(#12) Pastor Maldonado, Williams-Cosworth - +1 volta
16.(#19) Jaime Alguersuari, STR-Ferrari - +2 voltas
17.(#11) Rubens Barrichello, Williams-Cosworth - +2 voltas
18.(#21) Jarno Trulli, Lotus-Renault - +2 voltas
19.(#24) Timo Glock, Virgin-Cosworth - +3 voltas
20.(#25) Jerome D'Ambrosio, Virgin-Cosworth - +4 voltas
21.(#22) Narain Karthikeyam, HRT-Cosworth - +5 voltas
--Não terminaram a corrida--
(#6) Felipe Massa, Ferrari - +8 voltas (câmbio)
(#20) Heikki Kovalainen, Lotus-Renault - +18 voltas (acidente)
(#23) Vitantonio Liuzzi, HRT-Cosworth - +38 voltas (abandono)

================================@F-1 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário