domingo, 8 de maio de 2011

FÓRMULA 1
Sebastian Vettel vence a sua 3° corrida da temporada na Turquia.
Luis Fernando Soares de Almeida
RM, 08/05/2011


O único problema que Sebastian Vettel enfrentou na corrida de hoje na Turquia, foi uma disputa entre retardatários na última volta, onde ele teve algum trabalho para ultrapassar a Sauber-Ferrari de Sergio Perez e Adrian Sutil da Force India-Mercedes que brigavam pela 13° posição. O final de semana foi perfeito para a equipe Red Bull, dominando todos os treinos livres e o treino de classificação, Vettel e Webber eram os franco-favoritos para vencer a 4° etapa da temporada de F-1.
Na largada Vettel manteve a primeira posição, Nico Rosberg (Mercedes GP) fez uma excelente largada e pulou para a 2° posição. Novamente Mark Webber (RBR-Renault) não fez uma boa largada e perdeu várias posições no inicio da prova.
Na 2° volta Vitaly Petrov (Renault) forçou uma ultrapassagem sobre Michael Schumacher (Mercedes GP) e acabou sendo tocado pelo alemão, Petrov continuou na pista e Schumacher foi obrigado a trocar a asa dianteira. Na terceira volta o sistema DSR foi liberado, o que permitiu várias ultrapassagens durante a corrida. O sistema DSR sem dúvida nenhuma aumentou o número de ultrapassagens na F-1, mas a crítica que eu faço é a impossibilidade de defesa de quem esta sendo ultrapassado, as disputas acabam ficando 'artificiais' já que fica muito fácil ultrapassar e os melhores carros sempre levarão vantagem. Os pneus da Pirelli tem sido também um fator importante nessa grande mudança da categoria para esse ano. A maioria das equipes optou por 4 paradas para troca de pneus, e nos boxes a equipe da Red Bull esta imbatível nessa temporada sempre trabalhando mais rápido do que as adversárias. Uma das grandes batalhas da corrida aconteceu entre o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) e o alemão Nico Rosberg (Mercedes GP), os dois trocaram de posições várias vezes sempre utilizando o sistema DRS, no final Rosberg prevaleceu e acabou a corrida na frente do brasileiro. Vettel cruzou a linha de chegada 8.8 segundos à frente do seu companheiro de equipe Mark Webber que chegou em 2°. Completando o pódio veio o espanhol Fernando Alonso da Ferrari que fez uma grande corrida. A próxima etapa da Fórmula 1 acontece daqui duas semanas na Espanha.
F-1 2011: 4° ETAPA - TURQUIA - FINAL
======================================
1.(#1) Sebastian Vettel, RBR-Renault - 58 voltas
2.(#2) Mark Webber, RBR-Renault - 58 voltas (+8.8s)
3.(#5) Fernando Alonso, Ferrari - 58 voltas (+10.0s)
4.(#3) Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes - 58 voltas (+40.2s)
5.(#8) Nico Rosberg, Mercedes GP - 58 voltas (+47.5s)
6.(#4) Jenson Button, McLaren-Mercedes - 58 voltas (+59.4s)
7.(#9) Nick Heidfeld, Renault - 58 voltas (+60.8s)
8.(#10) Vitaly Petrov, Renault - 58 voltas (+68.1s)
9.(#18) Sebastien Buemi, STR-Ferrari - 58 voltas (+69.1s)
10.(#16) Kamui Kobayashi, Sauber-Ferrari - 58 voltas (+78.0s)
11.(#6) Felipe Massa, Ferrari - 58 voltas (+79.8s)
12.(#7) Michael Schumacher, Mercedes GP - 58 voltas (+85.4s)
13.(#14) Adrian Sutil, Force India-Mercedes - 57 voltas (+1 volta)
14.(#17) Sergio Perez, Sauber-Ferrari - 57 voltas (+1 volta)
15.(#11) Rubens Barrichello, Williams-Cosworth - 57 voltas (+1 volta)
16.(#19) Jaime Alguersuari, STR-Ferrari - 57 voltas (+1 volta)
17.(#12) Pastor Maldonado, Williams-Cosworth - 57 voltas (+1 volta)
18.(#21) Jarno Trulli, Lotus-Renault - 57 voltas (+1 volta)
19.(#20) Heikki Kovalainen, Lotus-Renault - 56 voltas (+2 voltas)
20.(#25) Jerome D'Ambrosio, Virgin-Cosworth - 56 voltas (+2 voltas)
21.(#22) Narain Karthikeyan, HRT-Cosworth - 55 voltas (+3 voltas)
22.(#23) Vitantonio Liuzzi, HRT-Cosworth - 53 voltas (+5 voltas)
---Não terminaram a prova---
(#15) Paul Di Resta, Force India-Mercedes - 49 voltas (+9 voltas)
(#24) Timo Glock, Virgin-Cosworth - não largou.
...................................................................//F-1 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário