domingo, 24 de março de 2013

FÓRMULA 1


Vitória polêmica de Vettel cria animosidade dentro da equipe.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Na madrugada desse domingo aconteceu a segunda etapa da temporada 2013 da fórmula um. Num final de semana onde a chuva foi fator decisivo para o domínio da Red Bull, o tri-campeão Sebastian Vettel conquistou a sua 27° vitória na categoria igualando a marca de Jackie Stewart no livro de recordes da F-1. Com a pista molhada os carros da Red Bull mostraram um dominio amplo. Na largada Vettel manteve a ponta e o brasileiro Felipe Massa que largou na segunda posição teve uma péssima largada chegando a cair para a 6° colocação após a primeira curva após a largada.
Fernando Alonso da Ferrari fez uma ótima largada pulando para a 2° posição, mas forçou demais pra cima de Vettel na primeira sequência de curvas e acabou tocando a sua asa dianteira no carro de Vettel danificando a mesma. Para piorar numa decisão errada do piloto e da equipe da Ferrari, em vez de entrar para trocar o nariz do carro, Alonso optou por continuar na pista e acabou pagando caro pelo erro, na reta principal a sua asa acabou quebrando e travando o seu carro, fim de prova para o espanhol no ínicio da segunda volta.
O australiano Mark Webber da Red Bull Racing liderou a maior parte da corrida pois ficou mais do que os outros pilotos com pneus intermediários para chuva, depois que trocou para pneus macios continuou na liderança. Nas voltas finais da corrida Vettel vinha mais rápido do que Webber e constantemente no rádio pedia para a sua equipe dar a ordem para o australiano sair da sua frente. Mas a equipe de Vettel pediu para ele seguir o ritmo de Webber conservando pneus e combustivel. Aparentemente ignorando as ordens da equipe Vettel lançou um ataque definitivo pra cima de Webber na volta No. 46, e depois de muita batalha lado a lado colocando em risco a equipe ele conseguiu ultrapassar Webber e vencer a corrida. Durante a corrida foi possível escutar Christian Horner, o dono da equipe, dizendo para Vettel que ele teria muita coisa para explicar após a corrida. Vettel chegou a desculpar-se com o companheiro de equipe Mark Webber, que foi indifirente. Ao mesmo tempo na equipe Mercedes, Ross Brawn deu a ordem para que Nico Rosberg não ultrapassasse Lewis Hamilton, o que deixou o britânico chateado após a corrida, ele chegou a declarar que não merecia estar no pódio, pois Rosberg fez uma corrida bem melhor e economizou mais o equipamento do que ele. Para a Ferrari, foi um final de semana desastroso, primeiro a saída de Alonso na 2° volta da corrida e depois pela péssima largada de Felipe Massa. Massa pelo menos fez uma excelente prova de recuperação e terminou a corrida num sólido 5° lugar à frente das duas Lotus de Romain Grosjean e Kimi Räikkönen que perderam velocidade assim como aconteceu na Austrália e já começa a preocupar a equipe. Em 8° ficou Nico Hulkenberg da Sauber-Ferrari, Sergio Perez conquistou mais 2 pontos para a McLaren ficando na 9° posição, à frente da Toro Rosso de Jean-Eric Vergne que completou o Top 10.
Com a vitória Sebastian Vettel assumiu a liderança do campeonato com 40 pontos seguido por Kimi Räikkönen da Lotus com 31 e Webber com 26 na 3° colocação. A próxima etapa da fórmula um acontecem em 14 de Abril na China.

F-1: 2° ETAPA - MALÁSIA - FINAL
1.(#1) Sebastian Vettel, Red Bull Racing-Renault - 56 voltas (P1)
2.(#2) Mark Webber, Red Bull Racing-Renault - +4.2s (P5)
3.(#10) Lewis Hamilton, Mercedes - +12.1s (P4)
4.(#9) Nico Rosberg, Mercedes - +12.6s (P6)
5.(#4) Felipe Massa, Ferrari - +25.6s (P2)
6.(#8) Romain Grosjean, Lotus-Renault - +35.5s (P11)
7.(#7) Kimi Räikkönnen, Lotus-Renault - +48.4s (P10)
8.(#11) Nico Hulkenberg, Sauber-Ferrari - +53.0s (P12)
9.(#6) Sergio Perez, McLaren-Mercedes - +72.3s (P9)
10.(#18) Jean-Eric Vergne, STR-Ferrari - +87.1s (P17)
11.(#17) Valtteri Bottas, Williams-Renault - +88.6s (P18)
12.(#12) Estaban Gutierrez, Sauber-Ferrari - +1 volta (P14)
13.(#22) Jule Bianchi, Marussia-Cosworth - +1 volta (P19)
14.(#20) Charles Pic, Caterham-Renault - +1 volta (P20)
15.(#21) Giedo van der Garde, Caterham-Renault - +1 volta (P22)
16.(#23) Max Chilton, Marussia-Cosworth - +2 voltas (P21)
17.(#5) Jenson Button, McLaren-Mercedes - abandono (P7)
18.(#19) Daniel Ricciardo, STR-Ferrari - abandono (P13)
19.(#16) Pastor Maldonado, Williams-Renault - abandono (P16)
20.(#15) Adrian Sutil, Force India-Mercedes - abandono (P8)
21.(#14) Paul di Resta, Force India-Mercedes - abandono (P15)
22.(#3) Fernando Alonson, Ferrari - acidente (P3)
------------------------------------------------//Fórmula 1 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário