domingo, 29 de agosto de 2010

FÓRMULA 1
Lewis Hamilton com desempenho impressionante vence em Spa e assume a liderança do campeonato.
por Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 29 de Agosto de 2010


O líder do campeonato, o australiano Mark Webber (RBR) não fez uma boa largada e cruzou a linha de chegada na primeira volta da corrida na 7° posição. Aparentemente o erro foi de Webber que não fez o carro tracionar direito e perdeu várias posições após a largada. Lewis Hamilton (McLaren) assumiu a ponta logo na largada com Robert Kubica (Renault) em 2° após uma largada excelente e Jenson Button (McLaren) em 3°. Todo mundo se safou na Le Source apenas alguns leves toques. Vettel (RBR) estava em 4°, com o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) em 5°, Adrian Sutil (Force-India) em 6° e Webber (RBR) em 7°. Logo na conclusão da primeira volta uma chuva leve na Bus Stop antes da reta de chegada, fez com que vários carros saissem da pista, Rubens Barrichello (Williams) não percebeu a chuva e bateu forte na traseira da Ferrari de Fernando Alonso, era fim de prova para Barrichello que tentaria completar a sua 300° corrida. Milagrosamente a Ferrari de Alonso continuou na prova, Alonso entrou no pitlane para colocar pneus intermediários, isso não funcionou porque a leve chuva logo foi embora e Alonso teve que voltar para os boxes para colocar pneus 'slicks'.
Na segunda volta o carro de segurança entrou na pista, os 11 primeiros colocados optaram por não entrarem nos pits para troca de pneus. Na relargada Vettel (RBR) ganhou a 3° posição de Robert Kubica (Renault) na Le Source. Bruno Senna (HRT) rodou na 6° volta e apesar de continuar abandonou nos boxes duas voltas mais tarde. Na 15° volta o segundo colocado Jenson Button (McLaren) começou a perder desempenho formando uma fila atrás de seu carro. Sebastian Vettel (RBR) vinha na 3° posição e se aproximava rapidamente de Button e quando chegavam na Bus Stop, Vettel cometeu mais um erro quando estava atras do carro de Button ele perdeu o controle e acabou se chocando na lateral da McLaren de Jenson Button que foi obrigado a abandonar a corrida. Vettel continuou na prova e foi punido com uma passagem pelo pit lane. O dia não era mesmo de Vettel, na volta n° 26 numa tentativa de ultrapassar Vitantonio Liuzzi acabou tocando o carro do italiano e teve o seu pneu traseiro furado, obrigando o alemão a realizar mais uma parada nos boxes, ele voltou na 20° posição.

Na 34° voltas com apenas 10 voltas restando para terminar a corrida, a chuva voltou de maneira suave. A chuva logo aumentou, o líder Lewis Hamilton saiu da pista mas conseguiu retornar, todos os carros da frente entraram para troca por pneus intermediários. Robert Kubica errou o ponto de frenagem e quase atropela um de seus mecânicos, esse erro lhe custou a 2° posição, Webber foi mais rápido e ganhou a posição nos pits. Fernando Alonso (Ferrari) abandonou a corrida na 38° volta quando o piloto espanhol 'pisou' com o carro nas zebras, na curva Malmedy derrapando e danificando a sua suspensão dianteira quando se chocou com a barreira de pneus. A chuva ficou pesada na volta 39, mas com a presença do safety-car os líderes decidiram permanecerem na pista. A relargada aconteceu na volta 41 com Hamilton na liderança, Webber em 2°, Kubica em 3°, Massa em 4° e Sutil em 5°. A única ultrapassagem foi de Nico Rosberg (Mercedes GP) pra cima do super campeão Michael Shumacher conquistando a 6° posição e mais uma vez terminando a corrida na frente do veterano. A próxima etapa acontece daqui duas semanas na Itália no circuito de Monza. Lembrando que no dia 10 de Setembro a Ferrari sera julgada pela trapaça na troca de posições entre Alonso e Massa na Alemanha.

----------------------------------------------
F-1 2010: 13° ETAPA - SPA-FRANCORCHAMPS
----------------------------------------------
1.(#2) LEWIS HAMILTON, MCLAREN - 44 voltas
2.(#6) MARK WEBBER, RBR - 1.5 segundos atrás
3.(#11) ROBERT KUBICA, RENAULT - 3.4 segundos
4.(#7) FELIPE MASSA, FERRARI - 8.2 segundos
5.(#14) ADRIAN SUTIL, FORCE INDIA - 9.0 segundos
6.(#4) NICO ROSBERG, MERCEDES-GP - 12.3 segundos
7.(#3) MICHAEL SCHUMACHER, MERCEDES-GP - 15.5 segundos
8.(#23) KAMUI KOBAYASHI, BMW SAUBER - 16.6 segundos
9.(#12) VITALY PETROV, RENAULT - 23.8 segundos
10.(#17) JAIME ALGUERSUARI, STR - 29.4 segundos
11.(#15) VITANTONIO LIUZZI, FORCE INDIA - 34.8 segundos
12.(#22) PEDRO DE LA ROSA, BMW SAUBER - 36.0 segundos
13.(#16) SEBASTIEN BUEMI, STR - 39.8 segundos
14.(#10) NICO HULKENBERG, WILLIAMS - 1 volta
15.(#5) SEBASTIAN VETTEL, RBR - 1 volta
16.(#19) HEIKKI KOVALAINEN, LOTUS - 1 volta
17.(#25) LUCAS DI GRASSI, VIRGIN - 1 volta
18.(#24) TIMO GLOCK, VIRGIN - 1 volta
19.(#18) JARNO TRULLI, LOTUS - 1 volta
20.(#20) SAKON YAMAMOTO, HRT - 2 voltas
--Não terminaram a prova--
(#8) FERNANDO ALONSO, FERRARI - 7 voltas (acidente)
(#1) JENSON BUTTON, MCLAREN - 29 voltas (acidente)
(#21) BRUNO SENNA, HRT - 39 voltas
(#9) RUBENS BARRICHELLO, WILLIAMS - acidente

----------------------------------//F-1 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário