domingo, 10 de abril de 2011

FÓRMULA 1
Por enquanto Sebastian Vettel é o rei da Fórmula 1.
Luis Fernando Soares de Almeida
RM, 10/04/2011


Quem acordou mais cedo para acompanhar a segunda etapa da F-1 na Malásia, não deve ter se arrependido. A corrida foi repleta de grandes disputas e o único que não teve problemas na corrida foi o atual campeão Sebastian Vettel da RBR-Renault que venceu de ponta a ponta a sua segunda corrida consecutiva na temporada.
Na largada o carro de Mark Webber não teve tração e o australiano que largava na 3° posição perdeu várias posições caindo para a 9° colocação. Nick Heidfeld da Renault fez uma largada épica, pulando da 6° para a 2° posição após a primeira curva. Felipe Massa da Ferrari fez uma ótima largada assumindo a 5° posição com Fernando Alonso logo atrás dele em 6°.
Mais um final de semana terrível para o veterano brasileiro Rubens Barrichello que logo na 3° volta teve o pneu traseiro do lado esquerdo furado e teve que entrar nos boxes. A primeira grande batalha da corrida aconteceu na volta No.5 entre o japonês Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari) e Mark Webber (RBR-Renault). Webber ultrapassou Kobayashi, que utilizando o sistema de KERS e DRS recuperou a posição na mesma volta, uma disputa acirrada entre os dois pilotos. O primeiro a abandonar a corrida foi o venezuelano Pastro Maldonado da Williams-Cosworth, aparentemente com problemas mecânicos em seu carro.
Os pneus macios começaram a se degradar rapidamente à partir da 10° volta da corrida. Mark Webber (RBR-Renault), na 11° volta foi o primeiro á trocar por um outro jogo de pneus macios. Ele voltou para a pista na 17° posição. Com a ajuda do KERS e do DRS Hamilton conseguiu chegar bem próximo de Heidfeld (Renault) mas não conseguia grip suficiente por causa do desgaste de seus pneus.
A umidade excessiva (80%) dava sinais de que a chuva á qualquer momento cairia forte na pista, o que não aconteceu. Hamilton (McLaren-Mercedes) entra na 13° volta para um novo jogo de pneus macios, ele volta no P10 logo à frente de Jaime Alguersuari (STR-Ferrari). O líder Sebastian Vettel (RBR-Renault) entra para a sua primeira parada na volta No.14, ele coloca um novo jogo de pneus macios. Na mesma volta entram para as trocas, Heidfeld (Renault), Felipe Massa (Ferrari) e Jenson Button (McLaren-Mercedes). Massa tem problemas na troca de seu pneu dianteira do lado esquerdo e perde muito tempo parado, perdendo algumas posições. Boas batalhas no pelotão intermediário aconteciam, com destaque para a ultrapassagem do mexicano Sergio Perez (Sauber-Ferrari) sobre o espanhol Jaime Alguersuari (STR-Ferrari), assumindo a 11° posição na corrida.
Fernando Alonso (Ferrari) começa a fazer uma grande corrida e numa bela ultrapassagem sobre Jenson Button (McLaren-Mercedes) assume a 4° posição na volta No.17.
Na volta 22 Massa (Ferrari) ganha a 6° posição de Webber (RBR-Renault). O replay da TV mostra que o carro de Webber não tem o sistema de KERS em funcionamento. Webber faz a sua 2° parada na volta No.23, mais um jogo de pneus macios e ele volta para a pista na 11° posição. Nick Heidfeld da Renault dá uma escapadinha numa curva mas consegue voltar e manter a 5° colocação. Na 25° volta Barrichello (Williams-Cosworth) abandona a corrida, outro final de semana horrível para a Williams. Hamilton (McLaren) entra para mais uma troca de pneus na volta No.25 e sai de pneus duros, ele volta logo atras de Vitaly Petrov (Renault) na 7° posição.
Mais um abandono na corrida, dessa vez Sergio Perez (Sauber-Ferrari) encosta o seu carro fora da pista e deixa a corrida.
Vettel ainda na liderança entra nos boxes para a sua segunda troca de pneus na volta No.25, ele volta para a pista com pneus macios na 4° posição. Vettel ultrapassa o brasileiro Massa (Ferrari) e assume novamente a primeira posição na corrida. Mais uma vez Kobayashi se destaca na corrida, dessa vez numa briga enorme com Michael Schumacher (Mercedes GP), ficaram lado a lado por várias curvas, com vantagem no final para o japonês. Na 29° volta, a equipe de Vettel avisa o piloto pelo rádio para não utilizar o sistema de KERS, e apesar disso na 33° ele faz a sua melhor volta na corrida. Nessa altura da corrida os carros da RBR começam a mostrar porque são os melhores, Mark Webber faz a melhor volta da corrida, na 36° volta.
Lewis Hamilton estava na 2° posição e entra para mais uma parada nox boxes que foi muito demorada, ele volta para a pista na 6° posição com Mark Webber voando logo atrás dele. Paul di Resta (Force India-Mercedes) passou por Nico Rosberg (Mercedes GP) e assume a 11° posição.
Vettel (RBR-Renault) vem para a sua 3° parada na volta 42, coloca o jogo de pneus duros e volta para a pista na liderança, a corrida estava totalmente sob seu controle. Na volta No.45 Fernando Alonso (Ferrari) começou uma bela batalha com Lewis Hamilton (McLaren), mesmo o espanhol reclamando pelo rádio com a sua equipe que o seus sistema DRS não estava funcionando. Na próxima volta Alonso mediu errado a distância para ultrapassar Hamilton e acabou tocando a sua asa dianteira no pneu traseiro do lado direito da McLaren de Hamilton.
Incrivelmente o pneu da McLaren resistiu, Alonso perdeu boa parte de sua asa dianteira obrigando o espanhol para mais uma parada nos boxes, a sua 4°. Ele voltou na 6° posição atrás de Webber que brigava com Massa pela 5° posição. Webber ultrapassa o brasileiro Felipe Massa na 50° volta, faltando apenas 6 para terminar a corrida. Nick Heidfeld (Renault) fez uma excelente corrida e na 53° ele ultrapassa Lewis Hamilton e assume a 3° posição, a McLaren de Lewis Hamilton apresentava sinais claros de queda de desempenho. O russo Vitaly Petrov (Renault) que vinha fazendo mais uma ótima corrida, sai da pista acerta um declive na parte de grama, o seu carro levanta voo e na queda a barra de direção quebra deixando o piloto apenas como um passageiro do carro, nada de mais grave aconteceu, mas fim de corrida para Petrov.
Sebastian Vettel (RBR-Renault) cruzou a linha de chegada com 3.2 segundos de vantagem sobre o 2° colocado, o britânico Jenson Button (McLaren). Nick Heidfeld (Renault) completou o pódio da Malásia. A próxima etapa da F-1 acontece na semana que vem em Xanghai na China.
---==================================---
F-1 2011: MALÁSIA - 2° ETAPA - FINAL
---==================================---
1.(#1) Sebastian Vettel, RBR-Renault - 56 voltas
2.(#4) Jenson Button, McLarens-Mercedes - à 3.2 segundos
3.(#9) Nick Heidfeld, Renault - à 25.0s
4.(#2) Mark Webber, RBR-Renault - à 26.3s
5.(#6) Felipe Massa, Ferrari - à 36.9s
6.(#5) Fernando Alonso, Ferrari - à 37.2s
7.(#3) Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes - á 49.9s
8.(#16) Kamui Kobayashi, Sauber-Ferrari - á 66.4s
9.(#7) Michael Schumacher, Mercedes GP - á 84.8s
10.(#15) Paul di Resta, Force India-Mercedes - à 91.5s
11.(#14) Adrian Sutil, Force India-Mercedes - à 1 volta
12.(#8) Nico Rosberg, Mercedes GP - à 1 volta
13.(#18) Sebastien Buemi, STR-Ferrari - à 1 volta
14.(#19) Jaime Alguersuari, STR-Ferrari - à 1 volta
15.(#20) Heikki Kovalainen, Lotus-Renault - à 1 volta
16.(#24) Timo Glock, Virgin-Cosworth - à 2 voltas
17.(#10) Vitaly Petrov, Renault - à 4 voltas
--Abandonos--
(#23) Vitantonio Liuzzi, HRT-Cosworth - 46 voltas
(#25) Jerome D'Ambrosio, Virgin-Cosworth - 42 voltas
(#21) Jarno Trulli, Lotus-Renault - 31 voltas
(#17) Sergio Perez, Sauber-Ferrari - 23 voltas
(#11) Rubens Barrichello, Williams-Cosworth - 22 voltas
(#22) Narain Karthikeyan, HRT-Cosworth - 14 voltas
(#12) Pastor Maldonado, Williams-Cosworth - 12 voltas

..................................................//F-1 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário