domingo, 27 de março de 2011

FÓRMULA 1
Sebastian Vettel confirma a superioridade da Red Bull e vence de ponta a ponta em Albert Park.
Luis Fernando Soares de Almeida
RM, 27/03/2011


Antes de comentar como foi a corrida, vamos relembrar as 3 grandes mudanças nas regras para esse ano. A volta do KERS, o sistema que armazena energia e fornece um poder extra ao motor quando acionado, o DRS (Drag Reduction System) que nada mais é do que um botão acionado manualmente nos volantes que faz com que a asa traseira do carro se movimente diminuindo o arrasto dos carros em grandes retas, lembrando que o DRS só pode ser utilizado na reta principal da linha de chegadae também não pode ser utilizado nas duas primeiras voltas da corrida e os novos pneus fornecidos exclusivamente pela Pirelli. Para a corrida de Melbourne apenas 2 tipos de compostos foram utilizados, os pneus duros representado pela cor prateada e os pneus macios representados pela cor amarelo.
Na largada Sebastian Vettel (RBR-Renault) se manteve na frente e após a curva No. 1 abriu de cara uma boa vantagem. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) se manteve na 2° posição com Mark Webber (RBR-Renault) em 3°. O primeiro grande destaque da largada foi Vitaly Petrov (Renault) que pulou da 6° para a 4° posição. Fernando Alonso (Ferrari) fez uma péssima largada e perdeu várias posições na primeira curva. O brasileiro Felipe Massa (Ferrari) fez uma ótima largada aparecendo em 5° logo após a primeira curva.
Logo na 2° volta o espanhol Jaime Alguersuari (STR-Ferrari) entra nos pits para trocar os pneus, ele coloca o composto macio. Michael Schumacher (Mercedes GP) que não fez uma boa largada também entra nos pits cedo (volta No. 2) e faz a troca de pneus. Fernando Alonso começa a se recuperar e ainda na 2° volta ultrapassa Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari) e conquista a 8° posição. Sebastian Vettel voava na pista e abriu 3.2 segundos apenas na 3° volta, nessa mesma volta o sistema DRS ficou disponível para os pilotos. A grande briga do inicio da corrida foi entre Jenson Button (McLaren-Mercedes) e Felipe Massa (Ferrari). Button com um carro visivelmente mais rápido chegou quase a tocar no carro do brasileiro, foram 9 voltas de intensa pressão sobre o brasileiro. Na 12° volta Button conseguiu ultrapassar Massa, mas o fez de maneira ilegal cortando uma perna da chicane. Massa perdeu a concentração e tambem foi ultrapassado por Fernando Alonso.
Mark Webber (RBR-Renault) na 9° volta começou a falar com os seus mecânicos dizendo que os pneus já estavam indo embora. Vettel reclama pelo rádio na 11° volta que os pneus traseiros de composto macio já estavam começando a deteriorar. Mark Webber entra nos boxes para a sua primeira troca de pneus, isso na 12° volta, ele saiu dos boxes com pneus duros.
Na 13° volta é a vez de Alonso ir para os boxes, colocando mais uma vez pneus macios. Massa veio na volta seguinte com a mesma estratégia.
O líder Sebastian Vettel entra para a troca de pneus na volta No. 15, ele sai de pneus macios na 4° posição atrás de Button. Jenson Button sofre uma penalização na 15° volta e tera que realizar uma passagem pelos boxes (drive-through) pela ultrapassagem ilegal sobre Felipe Massa. Lewis Hamilton então na liderança entrou para a sua primeira parada na 17° volta, ele coloca pneus macios.
Jenson Button paga o seu ''drive-through'' na volta No.18. O primeiro abandono foi de Heikki Kovalainen (Lotus-Renault) na volta No. 22, o motor do carro aparentemente quebrou. Rubens Barrichello (Williams-Cosworth) que fez uma péssima largada, chegando a sair da pista na primeira curva, começa a se recuperar e faz uma linda ultrapassagem sobre Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari), na 22° volta e assume a 9° posição.
Michael Schumacher entra nos boxes pela 3° vez e dessa vez para abandonar a corrida na volta No. 22, um péssimo começo de temporada para o maior campeão da Fórmula 1.
Barrichello estava bem mais rápido do que Nico Rosberg (Mercedes GP), mas não teve paciência nenhuma para ultrapassar o alemão. Na tentativa de ultrapassar Rosberg, Barrichello erra o ponto de frenagem e o seu pneu dianteiro do lado esquerdo, acerta a lateral do carro do alemão. Barrichello derrapa e fica parado na pista perdendo várias posições. O carro de Rosberg leva a pior e o alemão é obrigado a abandonar a corrida na volta 24. Barrichello entra nos boxes para um novo jogo de pneus e um novo conjunto de asa dianteira e ainda acabou sendo punido com um drive-through pena manobra.
Na 25° volta o sistem DRS fica em evidência quando Jenson Button da McLaren ultrapassa na reta principal o japonês Kamui Kobayashi da Sauber, Button esta agora na 7° posição. Mark Webber entra nos boxes para a sua segunda troca de pneus na 27° volta, ele volta com pneus macios para a pista. Alonso entra na volta 28 quando estava na 4° posição e tambem volta para a pista com pneus macios. Vettel lidera com folga, enquanto Massa entra nos boxes para a sua 2° troca de pneus da corrida, dessa vez ele sai dos pits com pneus duros.
Vettel e Hamilton entram juntos nos boxes na volta No. 36, ambos colocam pneus duros para irem até o final da corrida. Vitaly Petrov da Renault entra na volta seguinte e tambem coloca pneus duros. Na 40° o mexicano novato Sergio Perez que fez uma ótima corrida crava o melhor tempo da prova até então. Mark Webber em 3° vai para a sua terceira parada do dia, e coloca pneus macios. Alonso tambem faz a sua 3° parada na volta No. 43 e com um ótimo trabalho da sua equipe, o espanhol volta à frente de Webber na 4° posição. Webber estava mais rápido do que Alonso, mas como o carro da Red Bull não tem o sistema de KERS o australiano não conseguiu ultrapassar Alonso. Na 48° volta Button ultrapassa Felipe Massa e surge 6° posição. Sergio Perez surge atrás de Felipe Massa e começa a pressioná-lo, o mais impressionante é que Sergio Perez fez um único pit stop na corrida.
Massa entra para a sua 3° parada coloca pneus macios e volta na 9° posição. Com Vettel tranquilo lá na frente e Hamilton com problemas no assoalho de sua McLaren, o destaque da corrida sem dúvida ficou com o russo Vitaly Petrov, que correndo em 3° começou a ser pressionado pelo espanhol Fernando Alonso, que diminuia a cada volta a diferença entre os dois. Barrichello com problemas faz a sua 5° parada nos boxes e abandona a corrida. Com apenas 2 voltas para terminar Alonso aperta o cerco pra cima de Petrov que com uma frieza incrível cruza a linha de chegada em 3° lugar , o seu primeiro pódio da carreira na F-1. O mais experiente Nick Heidfeld que substituiu Robert Kubica, teve um final de semana muito fraco e acabou a prova apenas na 14° posição. O mexicano Sergio Perez fez uma estréia de fala na F-1, com apenas uma única parada ele conseguiu chegar na 7° posição à frente de Kamui Kobayashi em 8°. Sebastien Buemi da Toro Rosso fechou a zona de pontuação chegando na 10° posição. A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no mês que vem (10/04) em Kuala Lumpur na Malásia.
---==================================================---
F-1 2011: GP da Austrália - Albert Park - 1° Etapa
---==================================================---
1.(#1) Sebastian Vettel, RBR-Renault - 58 voltas
2.(#3) Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes - à 22.2 segundos
3.(#10) Vitaly Petrov, Renault - à 30.5 segundos
4.(#5) Fernando Alonso, Ferrari - à 31.7 segundos
5.(#2) Mark Webber, RBR-Renault - à 38.1 segundos
6.(#4) Jenson Button, McLaren-Mercedes - à 54.3 segundos
7.(#17) Sergio Perez, Sauber-Ferrari - à 65.8 segundos
8.(#16) Kamui Kobayashi, Sauber-Ferrari - à 76.8 segundos
9.(#6) Felipe Massa, Ferrari - à 85.1 segundos
10.(#18) Sebastien Buemi, STR-Ferrari - à 1 volta
11.(#14) Adrian Sutil, Force India-Mercedes - à 1 volta
12.(#15) Paul di Resta, Force India-Mercedes - à 1 voltas
13.(#19) Jaime Alguersuari, STR-Ferrari - à 1 volta
14.(#9) Nick Heidfeld, Renault - à 1 volta
15.(#21) Jarno Trulli, Lotus-Renault - à 2 voltas
16.(#25) Jerome D'Ambrosio, Virgin-Cosworth - à 4 voltas
17.(#24) Timo Glock, Virgin-Cosworth - à 9 voltas
---Não terminaram a prova---
(#11) Rubens Barrichello, Williams-Cosworth (abandono)
(#8) Nico Rosberg, Mercedes-GP (abandono)
(#20) Heikki Kovalainen, Lotus-Renault (abandono)
(#7) Michael Schumacher, Mercedes GP (abandono)
(#12) Pastor Maldonado, Williams-Cosworth (abandono)

.............................................................................//F-1 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário