segunda-feira, 14 de maio de 2012


FÓRMULA 1
O venezuelano Pastor Maldonado entra para a história da F-1 em Barcelona.
por Luis Fernando Soares de Almeida

A temporada 2012 da F-1 esta realmente excepcional em termos de equilibrio e emoção. Em cinco corridas, cinco pilotos diferentes e cinco equipes diferentes venceram as etapas. Os sistemas de Kers e DRS (Asa móvel) em conjunto com os polêmicos pneus da Pirelli tem transformado as provas bem atrativas para o público em geral.
Várias disputas e ultrapassagens são comuns na maioria das etapas. Não gosto das ultrapassagens proporcionadas pela asa traseira móvel, que na prática é uma covardia para o piloto que esta sendo ultrapassado, já que os cerca de 10-12 quilometros há mais que o carro que esta atrás consegue é mais do que suficiente para uma ultrapassagem tranquila.
Lewis Hamilton da McLaren-Mercedes fez a pole position mas sofreu uma punição por não ter a quantidade de combustível exigido pelos fiscais da FIA no final do treino de classificação. Com a desclassificação de Hamilton, Pastor Maldonado da Williams-Renault entrou para a história já no sábado se tornando o primeiro venezuelano a conquistar uma pole position na F-1.
Na largada Maldonado perdeu a primeira posição para o bi-campeão Fernando Alonso da Ferrari. Apesar disso Maldonado permaneceu á uma distância curta da Ferrari de Alonso, mostrando uma capacidade técnica impressionante e um ótimo desempenho do Williams FW34. Alonso liderou as primeiras 27 voltas da corrida para o delírio dos espanhóis que lotavam as arquibancadas do circuito.
Após a segunda rodada de paradas nos boxes Maldonado com um ótimo desempenho na pista assumiu a liderança da corrida.
Após a terceira parada nos boxes a Ferrari de Alonso começou a mostrar um bom desempenho e Alonso colocou uma enorme pressão no segundo anista, Pastor Maldonado.
Maldonado suportou os ataques de Alonso com uma frieza incrível, e logo os pneus da Ferrari começaram a deteriorar. Maldonado abriu uma vantagem confortável de 3.1 segundos. Em terceiro lugar o finlândes Kimi Raikkonen começou a voar na pista tirando praticamente 1.5 segundos por volta de distância para o segundo colocado Fernando Alonso. A sorte de Alonso foi que em apenas 6 voltas Raikkonen não teve tempo suficiente para ultrapassar a desgastada Ferrari de Alonso. Foi um ótimo dia para a Lotus, que viu Romain Grosjean cruzar a linha de chegada numa 4° posição sem ser ameaçado por ninguém.
Kamui Kobayashi da Sauber-Ferrari foi um show à parte. Com ultrapassagens ousadíssimas pra cima de Nico Rosberg da Mercedes GP e Jenson Button da McLaren, o japônes acabou na 5° colocação conseguindo pontos importantes para a equipe. O líder do campeonato junto com Alonso, Sebastian Vettel conseguiu um ótimo 6° lugar pelo desempenho que os carros da Red Bull tiveram.
Foi um tremendo dia para Pastor Maldonado que não errou absolutamente nada, mesmo pressionado pelo excelente piloto Fernando Alonso, um dia perfeito para a Williams que não vencia uma corrida desde 2004, quando a equipe venceu em Interlagos. Em contraste com as épicas atuações de Alonso e Maldonado, os brasileiros companheiros de equipes tiveram um desempenho desastroso.
Felipe Massa da Ferrari terminou apenas na 15° posição e Bruno Senna da Williams acabou sendo atingido por trás pelo Mercedes de Michael Schumacher, que chegou a chamar o brasileiro de idiota pelo rádio de sua equipe. Mas a imagem da TV mostrou que claramente Schumacher errou ao calcular errado a sua frenagem. O veterano super campeão acabou sendo punido pela manobra com cinco posições no grid de largada para a próxima prova em Mônaco.

F-1: 5° ETAPA - BARCELONA - FINAL
======================================
1.(18) Pastor Maldonado, Williams-Renault - 66 voltas (1:39.09)
2.(5) Fernando Alonso, Ferrari - 66 voltas  +3.1s
3.(9) Kimi Räikkönen, Lotus-Renault - 66 voltas  +3.8s
4.(10) Romain Grosjean, Lotus-Renault - 66 voltas  +14.7s
5.(14) Kamui Kobayashi, Sauber-Ferrari - 66 voltas  +64.6s
6.(1) Sebastian Vettel, RBR-Renault - 66 voltas +67.5s
7.(8) Nico Rosberg, Mercedes GP - 66 voltas  +77.9s
8.(4) Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes - 66 voltas  +78.1s
9.(3) Jenson Button, McLaren-Mercedes - 66 voltas  +85.2s
10.(12) Nico Hulkenberg, Force India-Mercedes - 65 voltas  +1 volta
11.(2) Mark Webber, RBR-Renault - 65 voltas  +1 volta
12.(17) Jean-Eric Vergne, STR-Ferrari - 65 voltas  +1 volta
13.(16) Daniel Ricciardo, STR-Ferrari - 65 voltas  +1 volta
14.(11) Paul di Resta, Force India-Mercedes - 65 voltas  +1 volta
15.(6) Felipe Massa, Ferrari - 65 voltas  +1 volta
16.(20) Heikki Kovalainen, Caterham-Renault - 65 voltas  +1 volta
17.(21) Vitaly Petrov, Caterham-Renault - 65 voltas  +1 volta
18.(24) Timo Glock, Marussia-Cosworth - 64 voltas  +2 voltas
19.(22) Pedro de la Rosa, HRT-Cosworth - 63 voltas  +3 voltas
--Não terminaram a corrida--
(15) Sergio Perez, Sauber-Ferrari - 37 voltas (transmissão)
(25) Charles Pic, Marussia-Cosworth - 35 voltas (abandono)
(23) Narain Karthikeyan, HRT-Cosworth - 22 voltaas (probl. mecânicos)
(19) Bruno Senna, Williams-Renault - 12 voltas (acidente)
(7) Michael Schumacher, Mercedes GP - 12 voltas (acidente)

--------------------------------------------//Fórmula 1 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário