quarta-feira, 9 de maio de 2012




FÓRMULA 1
Trinta anos da morte de Gilles Villeneuve.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Jacques Villeneuve viveu momentos de pura emoção nessa terça-feira (08/05) na homenagem de 30 anos da morte de seu pai, Gilles Villeneuve.Jacques dirigiu o carro de seu pai da temporada de 1979 da F-1 em Fiorano. Gilles Villeneuve morreu durante um treino de classificação no Grande Prêmio da Bélgica em 1982. Participaram do evento a viúva de Villeneuve, Joann Villeneuve e sua filha Melaine, os mecânicos da equipe e o então diretor técnico na época Mauro Forghieri, e os atuais pilotos da equipe Ferrari, Fernando Alonso e Felipe Massa.Gilles Villeneuve tinha um estilo arrojado de pilotar carros e tinha a reputação de ser um dos pilotos mais excitantes na história do esporte. Gilles Villeneuve disputou apenas 6 temporadas na F-1, morrendo em 1982 apenas aos 32 anos de idade. Conquistou 6 vitórias na categoria e teve a sua melhor temporada em 1979 quando foi o vice-campeão da temporada.
Na quinta etapa da temporada de 1982 num treino de classificação Gilles Villeneuve perdeu a vida após um grave acidente.

No seu 2° ano de F-1 apenas ele conquistou a sua primeira vitória na categoria na última etapa do ano em casa no Canadá. Na temporada de 1982 Gilles era apontado como o grande favorito para a conquista do título, mas  no Grande Prêmio da Bélgica quando disputava o treino de classificação para tenttar superar o seu companheiro de equipe Didier Pironi o piloto sofreu um acidente terrivel. Gilles Villeneuve estava em sua última volta rápida quando encontrou o March de Jochen Mass em baixa velocidade tentando entrar no pitlane, as rodas dos carros se chocaram e a Ferrari de Villeneuve sofreu uma série de capotagens se partiu ao meio arremessando o corpo do piloto que se chocou violentamente contra o alambrado de proteção, Gilles Villeneuve morreu na hora mas só foi declarado a sua morte num hospital mais tarde.Gilles Villeneuve disputou praticamente todas as corridas de sua curta vida na F-1 pela Ferrari, correu em apenas uma única corrida no seu primeiro ano em 1977 pela McLaren no GP da Inglaterra tendo terminado a corrida na 11° colocação.
--------------------------------------------//Fórmula 1 Classic

Nenhum comentário:

Postar um comentário