segunda-feira, 15 de novembro de 2010

500 KMS DE INTERLAGOS
Porsche 911 GT3 RSR de Marcel/Max/Nonô liderou a maior parte da prova e terminou apenas 0.8 segundo atrás dos vencedores.
Luiz Alberto Pandini
RM, 15 de Novembro de 2010


Foi quase uma repetição da história de 2009. O Porsche 911 GT3 RSR de Marcel Visconde/Max Wilson/Nonô Figueiredo liderou 80 das 117 voltas e terminou em segundo lugar nos 500 Quilômetros de Interlagos, depois de uma batalha épica − e decidida nas últimas voltas por frações de segundo − com a Ferrari F430 GT2 pilotada por Chico Longo/Daniel Serra. Um resultado que deixou satisfeitos os pilotos e o chefe da equipe Dener Motorsport/Stuttgart Sportcar, Dener Pires: "Tudo funcionou 100% e a equipe está de parabéns. Quanto ao resultado, faz parte do jogo. Fizemos o melhor e faltou muito pouco para chegar a mais uma vitória nesta corrida", afirmou o chefe da equipe vencedora em 1997, 2002 e 2008.
Como já se tornou tradição nos 500 Quilômetros, as disputas entre os pilotos na pista foram tão empolgantes quanto a batalha estratégica entre as equipes nos boxes. Nas primeiras voltas, a emoção ficou por conta da luta pela liderança entre o Audi R8 de Alexandre Negrão/Xandinho Negrão/Andreas Mattheis e o Porsche 911 GT3 RSR, que nessa altura era pilotado por Max Wilson. Na oitava volta, o Lamborghini Gallardo de João Adibe/Chico Serra se juntou a essa briga. Na volta 11, os três carros entraram juntos no S do Senna e Chico bateu no Porsche, que saiu da pista e caiu para o quarto lugar. Andando muito forte, Max recuperou-se e assumiu a liderança da prova na volta 20.
Daí em diante, entrou em ação o planejamento estratégico de cada equipe. O Lamborghini de Adibe/Serra havia abandonado e o Audi R8 perdeu tempo em paradas para trocas de pneus, além de ter levado um time penalty de 1 minuto por irregularidades no abastecimento. O maior adversário do Porsche passou a ser a Ferrari F430 de Longo/Serra, que havia largado na pole position e caíra para oitavo na primeira volta, após uma colisão com a Ferrari 360 de Lucas Molo/Cláudio Capparelli. Longo/Serra andavam tão forte quanto o Porsche e descontaram parte da diferença. Como em 2009, os 500 Quilômetros se encaminhavam para uma definição nas voltas finais entre o Porsche e a Ferrari.
Dener Pires, chefe da equipe Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport, optou por deixar Max ao volante durante o máximo de tempo permitido pelo regulamento (três horas para cada piloto). Na volta 45, Max entrou nos boxes para abastecer e colocar pneus novos, voltando à pista ainda ainda na liderança. A Ferrari fez seu último abastecimento na volta 103, e quatro voltas depois seria a vez de o Porsche fazer sua última parada. Marcel Visconde abriu mão de seu turno de pilotagem e Nonô Figueiredo assumiu o volante do Porsche. Voltou à pista em primeiro, mas Daniel Serra tinha a essa altura um carro mais rápido e ultrapassou Nonô a oito voltas da bandeirada. Nonô não desistiu e recebeu a bandeirada a apenas 0.8 segundo do carro vencedor.
Dener Pires: "Tudo funcionou 100%. A equipe trabalhou muito bem, estão todos de parabéns. Faltou apenas uma fração de segundo para chegar à vitória. Lamento apenas que um carro que sequer estava previsto para terminar a corrida tenha batido no Max e feito ele perder 10 segundos na pista. De qualquer maneira, a equipe da Ferrari está de parabéns pelo resultado."
Max Wilson: "Uma corrida de 500 quilômetros terminar com apenas 0.8 segundo de diferença entre vencedor e segundo colocado só pode ter sido boa. A equipe, mais uma vez, fez um trabalho excelente. A Ferrari tinha um carro muito rápido e isso valoriza ainda mais os nossos méritos pelo segundo lugar. A disputa com o Audi e o Lamborghini nas primeiras voltas foi muito boa. Pena que o Chico tenha sido tão infeliz ao fazer uma manobra estúpida no começo de uma corrida longa. Os dez segundos que perdi naquela saída de pista fizeram falta no final."
Nonô Figueiredo: "O Max fez um ótimo trabalho e eu entrei no final da prova. Tivemos uma disputa muito limpa com a Ferrari e acho que tanto nós quanto eles estão de parabéns. Os 8 décimos de diferença mostram o potencial do Porsche."
Marcel Visconde: "Não tive dúvidas em abrir mão do meu turno de pilotagem para ajudar a equipe. O Max e o Nonô são pilotos profissionais, muito rápidos, e para mim era importante pensar na marca Porsche. Foi válido porque a corrida foi muito equilibrada. Um segundo lugar em uma prova tão difícil e disputada é um resultado que merece ser valorizado."

Resultado final dos 500 Quilômetros de Interlagos
1) 1-Francisco Longo/Daniel Serra, Ferrari F430 GT2 (categoria I), 117 voltas em 3h15:31.941, média de 154,702 km/h
2) 911-Marcel Visconde/Max Wilson/Nonô Figueiredo, Porsche 911 GT3 RSR (I), a 0.816
3) 9-Alexandre Negrão/Xandinho Negrão/Andreas Mattheis, Audi R8 (I), a 1 volta
4) 13-Marcello Sant’Anna/Pedro Queirolo, Chrysler Viper (I), a 8 voltas
5) 700-Walter Derani/Cláudio Ricci, Ferrari F430 (I), a 9 voltas
6) 21-Valter Rossete/Fábio Greco, Maserati Light, Maserati Light (I), a 10 voltas
7) 70-Henry Visconde/Carlos Andrade/Ricardo Landi, BMW M3 (vencedor da categoria III), a 14 voltas
8) 0-Eduardo Furlanetto/Lucas Marotta, Spyder-VW (vencedor da categoria II), a 14 voltas
9) 18-Fellipe Benites/Renan Guerra/Alan Synthes, Spyder-VW (II), a 17 voltas
10) 22-Istvan Minach/Anderson Faria, Ferrari 360 (I), a 18 voltas
Vencedor na categoria IV: José I. Cazuni/Algacir Serman, VW Gol, a 20 voltas (12º)
Volta mais rápida: 1-Francisco Longo/Daniel Serra, 1:35.529, média de 162,384 km/h

-----------------------------//500 Kms de Interlagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário