segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FÓRMULA 1
Sebastian Vettel se consagra como o mais jovem campeão da história da F-1 em Abu Dhabi.
Luis Fernando Soares de Almeida
RM, 15 de Novembro de 2010


O alemão Sebastian Vettel era o menos cotado nas casas de apostas para conquistar o título da Fórmula Um. Ele estava em 3° na colocação geral e para o Ferrarista Fernando Alonso bastava um 5° lugar para conquistar o seu 3° título na categoria. Para Mark Webber (2° na classificação geral) a vitória e mais um fracasso da Ferrari bastava. Vettel conquistou a pole, na largada manteve a frente vencendo a batalha da primeira curva contra o arrojado piloto da McLaren-Mercedes, Lewis Hamilton e dirigiu o seu super carro da RBR como nunca, vencendo de ponta a ponta na melhor corrida de sua carreira. O jovem alemão de apenas 23 anos e 4 meses se tornou o mais jovem piloto da história da Fórmula 1 a conquistar o título, uma carreira que promete muitas alegrias para a torcida da Alemanha.
A Ferrari preparou um carro muito bom de curva mas que simplesmente não tinha velocidade nas retas para ultrapassar ninguém, e o começo da corrida selaria o destino do cavalinho rampante na corrida. Logo na segunda curva, o alemão Michael Schumacher da Mercedes GP, perdeu a traseira de seu carro e rodou ficando com o carro parado na contra-mão, o italiano Vitantonio Liuzzi da Force India-Mercedes acabou se chocando perigosamente com o carro de Schummy, os dois pilotos sairam ilesos do acidente. O carro de segurança entrou na pista, fazendo com que várias equipes optassem por uma mudança de estratégia, e os pilotos logo entraram no pitlane para a troca de pneus obrigatória. Nico Rosberg (Mercedes GP), Vitaly Petrov (Renault) e Jaime Alguersuari (STR) foram os primeiros a entrarem nos boxes para a troca de pneus. O carro de segurança saiu na 6° volta e nada mudou na relargada. Fernando Alonso perdeu a sua posição na largada para o inglês Jenson Button da McLaren-Mercedes e estava na 4° posição. Na frente Sebastian Vettel abria rapidamente dos outros pilotos numa pista chata que permite poucas ultrapassagens vimos apenas algumas la no pelotão intermediário. Numa dessas tentativas o ousado japonês Kamui Kobayashi da Sauber tentou uma ultrapassagem impossível sobre o brasileiro Rubens Barrichello que fez o 'X' e retomou a sua posição. Na volta #11 Webber é o primeiro a parar para a troca de pneus, ele troca para o composto duro, e volta na 16° posição, uma parada muito cedo indicando uma possível mudança de estratégia para o Australiano. Felipe Massa entra nos boxes na volta #14, ele coloca tambem pneus duros e volta na 16° posição atrás de Mark Webber. Fernando Alonso que estava na 4° posição entra nos boxes para a troca de pneus na volta #15, e volta na 12° posição à frente de Mark Webber. O problema para Alonso e Webber e que vários pilotos já tinham feito as suas paradas para troca de pneus na primeira volta da corrida e tinham um bom rendimento aliado à um traçado onde é impossível realizar ultrapassagens, eles apesar de terem carros superiores ficaram presos no bloco intermediário. Na 21° primeira volta começa o calvário do espanhol Fernando Alonso que ficou atrás do russo Vitaly Petrov da Renault que já tinha parado na primeira volta.
Lewis Hamilton da McLaren faz a sua parada na volta #24, coloca os pneus duros e volta na 5° posição para a pista. O líder da corrida Vettel entra nos boxes para a sua parada na volta #25 e volta `a frente de Kobayashi, Vettel virtualmente é o 2° colocado com Jenson Button que ainda não tinha feito a sua parada na liderança. Fernando Alonso desesperado atrás da Renault de Petrov por duas vezes sai da pista em tenativas frustradas de ultrapassar o russo que fez uma corrida perfeita, não cometendo erros à frente de Alonso. Apenas na volta #40 Button para para a troca de pneus e Sebastian Vettel retoma a liderança com menos de 15 voltas para terminar a corrida. Robert Kubica faz a sua parada para troca de pneus apenas na volta #47, a estratégia da certo e ele volta na frente de Petrov e Alonso. Vettel vence com Hamilton em segundo seguido de perto por Jenson Button em 3°. Vettel aos prantos agradece a sua equipe pelo rádio e se torna o mais jovem piloto da história a conquistar o título de campeão. Um ano de ouro para a Red Bull que no Brasil ja tinha selado o título de campeão de construtores.

---==============================---
2010 F-1 Etihad Airways Abu Dhabi GP - 19° Etapa
---==============================---
1°(#5) Sebastian Vettel, RBR-Renault - 55 voltas
2°(#2) Lewis Hamilton, McLaren-Merceds - 55 voltas (-10.1s)
3°(#1) Jenson Button, McLaren-Merceds - 55 voltas (-11.0s)
4°(#4) Nico Rosberg, Mercedes GP - 55 voltas (-30.7s)
5°(#11) Robert Kubica, Renault - 55 voltas (-39.0s)
6°(#12) Vitaly Petrov, Renault - 55 voltas (-43.5s)
7°(#8) Fernando Alonso, Ferrari - 55 voltas (-43.7s)
8°(#6) Mark Webber, RBR-Renault - 55 voltas (-44.2s)
9°(#17) Jaime Alguersuari, STR-Ferrari - 55 voltas (-50.2s)
10°(#7) Felipe Massa, Ferrari - 55 voltas (-50.8s)
11°(#22) Nick Heidfeld, BMW-Sauber - 55 voltas (-51.5s)
12°(#9) Rubens Barrichello, Williams-Cosworth - 55 voltas (-57.6s)
13°(#14) Adrian Sutil, Force India-Merceds - 55 voltas (-58.3s)
14°(#23) Kamui Kobayashi, BMW-Sauber - 55 voltas (-59.5s)
15°(#16) Sebastien Buemi, STR-Ferrari - 55 voltas (-63.1s)
16°(#10) Nico Hulkenberg, Williams-Cosworth - 55 voltas (-64.7s)
17°(#19) Heikke Kovalainen, Lotus-Cosworth - 54 voltas (-1 volta)
18°(#25) Lucas Di Grassi, Virgin-Cosworth - 53 voltas (-2 voltas)
19°(#21) Bruno Senna, HRT-Cowsorth - 53 voltas (-2 voltas)
20°(#20) Christian Klien, HRT-Cosworth - 53 voltas (-2 voltas)
21°(#18) Jarno Trulli, Lotus-Cosworth - 51 voltas (-4 voltas)
--Não terminaram a prova--
(#24) Timo Glock, Virgin-Cosworth - 43 voltas (-12 voltas)
(#3) Michael Schumacher, Mercedes-GP - 0 voltas (acidente)
(#15) Vitantonio Liuzzi, Force India-Mercedes - 0 voltas (acidente)

------------------------------//Formula 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário