terça-feira, 2 de novembro de 2010

FÓRMULA 1
Relembrando a prova de Interlagos em 2009.
Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 02 de Novembro de 2010


No próximo final de semana acontece a penúltima etapa da temporada 2010 da Fórmula Um, vamos relembrar o que aconteceu na última corrida de Interlagos em 2009, corrida que decidiu o título da temporada do ano passado. Na classificação uma chuva forte interrompeu o treino oficial por mais de 1 hora, as chuvas são frequentes em Interlagos nessa época do ano. Um fato curioso é que devido a esse atraso, foi a sessão de treinos classificatórios mais longa da história da Fórmula 1. No Q1 as duas McLarens foram eliminadas, além de Sebastian Vettel (Red Bull) e Nick Heidfeld (BMW Sauber). Nico Rosberg então na Williams fez o melhor tempo do Q1 com 1:22.828. Quando a chuva parou e a pista foi liberada, o italiano Vitantonio Liuzzi bateu forte na primeira curva obrigando a direção de prova a dar uma bandeira vermelha interrompendo o treino para que a pista fosse limpa. No Q2 vimos a eliminação do líder na tabela de classificação, o inglês Jenson Button da Brawn-Mercedes, que acabou na 14° posição, atrás de Jaime Alguersuari (Toro Rosso), Kamui Kobayashi (Toyota) e Romain Grosjean (Renault). Rubens Barrichello fez a alegria do povão nas arquibancadas conquistando a pole position com sua Brawn-Mercedes cravando um tempo de 1:19.576. O grid de largada ficou assim. Lembrando que Felipe Massa ainda se recuperava do terrível acidente sofrido no Grande Prêmio da Hungria.

Primeira Fila
1° Rubens Barrichello (Brawn-Mercede-1:19.576)
2° Mark Webber (RBR-Renault-1:19.668)
Segunda Fila
3° Adrian Sutil (Force India-Mercedes-1:19.912)
4° Jarno Trulli (Toyota-1:20.097)
Terceira Fila
5° Kimi Räikkönen (Ferrari-1:20.168)
6° Sébastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari-1:20.250)
Quarta Fila
7° Nico Rosberg (Williams-Toyota-1:20.326)
8° Robert Kubic (BMW Sauber-1:20.631)
Quinta Fila
9° Kazui Nakajima (Williams-Toyota-1:20.674)
10° Fernando Alonso (Renault-1:21.422)
Sexta Fila
11° Kamui Kobayashi (Toyota-1:21.960)
12° Jaime Alguersuari (Toro Rosso-Ferrari-1:22.231)
Sétima Fila
13° Romain Grosjean (Renault-1:22.477)
14° Jenson Button (Brawn-Mercedes-1:22.504)
Oitava Fila
15° Vitantonio Liuzzi (Force India-Mercedes-Sem Tempo)
16° Sebastian Vettel (RBR-Renault-1:25.009)
Nona Fila
17° Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes-1:25.052)
18° Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes-1:25.192)
Décima Fila
19° Nick Heidfeld (BMW Sauber-1:25.515)
20° Giancarlo Fisichella (Ferrari-1:40.703)


A CORRIDA
Na largada Barrichello manteve a ponta com Webber em 2° e Kubica em 3° realizando uma grande largada. O primeiro acidente aconteceu entre Vettel e Kovalainen na curva do 'S' de Senna, que saiu da pista e quase se chocou com a Ferrari de Fisichella. Duas curvas depois Jarno Trulli se chocou com Adrian Sutil e ambos ficaram fora da corrida, Fernando Alonso (Renault) tambem se envolveu nesse acidente e ficou de fora. O safety-car entrou na pista. Barrichello manteve o controle da corrida na primeira parte, mas não foi hábil para sustentar a liderança. Jenson Button da Brawn-Mercedes ajudado pelos incidentes no inicio da corrida cruzou a linha de chegada na primeira volta em 9° lugar, ganhando 5 posições. Button ultrapassou Grosjean e Nakajima e assumiu a 7° posição. Button dessa vez encontrou um adversário dificil o japônes da Toyota, Kamui Kobayashi que lutou duramente pela posição, mas acabou sendo ultrapassado por Button.
Barrichello perdeu a liderança da prova no pitlane para o australiano Mark Webber da RBR. Com uma estratégia excepcional , Lewis Hamilton da McLaren acabou realizando o seu pitstop na primeira volta logo após os incidentes, e colocou pneus duros e mudou a sua estratégia de corrida para apenas 1 única parada. No segundo estágio da corrida, Button liderou o grupo de pilotos que haviam realizado 1 parada nos boxes. O rendimento do inglês começou a diminuir e Vettel e Hamilton passaram Button após o 2° pitstop.
Mark Webber liderou até o final da prova e venceu com folga, com Robert Kubica da BMW Sauber em segundo e Lewis Hamilton da McLaren em 3° coroando a ousadia de apenas 1 parada nos boxes. Vettel terminou em 4° com Jenson Button da Brawn em 5° posição mais do que suficiente para se aclamado o campeão da temporada 2009.

RESULTADO DA CORRIDA
1° Mark Webber, RBR-Renault - 71 voltas
2° Robert Kubica, BMW Sauber - 71 voltas à 7.626 s
3° Lewis Hamilton, McLaren-Merceses - 71 voltas à 18.944 s
4° Sebastian Vettel, RBR-Renault - 71 voltas à 19.652 s
5° Jenson Button, Brawn-Mercedes - 71 voltas à 29.005 s
6° Kimi Räikkönen, Ferrari - 71 voltas à 33.340s
7° Sébastien Buemi, Toro Rosso-Ferrari - 71 voltas à 35.991s
8° Rubens Barrichello, Brawn-Mercedes - 71 voltas à 45.454s
9° Kamui Kobayashi, Toyota - 71 voltas à 1:03.324s
10° Giancarlo Fisichella, Ferrari - 71 voltas à 1:10.665s
11° Vitantonio Liuzzi, Force India - 71 voltas à 1:11.388s
12° Heikki Kovalainen, McLaren-Mercedes - 71 voltas à 1:13.499s
13° Romain Grosjean, Renault - 70 voltas à 1 volta
14° Jaime Alguersuari, Toro Rosso-Ferrari - 70 voltas à 1 volta
--Não terminaram a prova
(17) Kazuki Nakajima, Williams-Toyota - 30 voltas (acidente)
(16) Nico Rosberg, Williams-Toyota - 27 voltas (câmbio)
(6) Nick Heidfeld, BMW Sauber - 21 voltas (sem combustível)
(20) Adrian Sutil, Force India-Mercedes - 0 voltas (acidente)
(9) Jarno Trulli, Toyota - 0 voltas (acidente)
(7) Fernando Alonso, Renault - 0 voltas (acidente)

Rubens Barrichello, Brawn - liderou da volta 1 até a 20
Mark Webber, RBR - liderou da volta 21 até a 71.
Volta mais rápida: Mark Webber, RBR - 1:13.733 (volta #25)

--------------------------------//Formula 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário