quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DTM
A Audi apresenta o seu carro para a disputa da temporada 2012.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Para 2012, a Audi vai colocar nas pistas o A5 para disputar a série internacional de turismo mais importante, a DTM. Internamente o carro recebeu o nome de "R17", que substituirá o Audi A4 DTM que conquistou quatro títulos na DTM desde 2004.
O regulamente técnico do campeonato para o ano que vem "casa" direitinho que o carro que estará disponível para o público nas concessionária da fábrica alemã, o A5 de duas portas. As novas especificações técnicas foram definidas em conjunto pela DMSB (Associação Alemã de Esportes a Motor), a organização da DTM e pela ITR (International Touring Racing). Eles introduziram novos padrões técnicos juntos com as montadores de automóveis principalmente no quesito da segurança.
Assim como todos os novos carros da DTM, o novo Audi A5 tem um rígido e longo chassis de fibra de carbono combinado com um tubo de aço. Os pilares de proteção da cabeça do piloto devem ficar ligeiramente na frente do piloto, esse ano os pilares ficam ao lado da cabeça do piloto.
As laterais dos carros tambem tem um design híbrido e foram construídos com fibras de carbono, Zylon e Rohacell. Os engenheiros preveem que em caso de impactos laterais o material aguentar quatro vezes mais do que atualmente e não deve deformar muito.
Os items para impactos traseiros e dianteiros também foram incrementados. Embora nenhum acidente com incêndios tenha acontecido em toda a história da categoria, a DTM fez questão de melhorar também nesse quesito. O tanque do novo Audi é similar ao carro Audi R18 TDI que corre a Le Mans Series, ele é integrado ao chassis de fibra de carbono. Isso reduz significativamente a possibilidade de um incêndio em caso de impactos laterais no carro.
O motor V8 bem sucedido que equipam os carros atuais da Audi, serão utilizados para o ano que vem praticamente inalterados. Eles produzem 460 hp de potência. Assim como o câmbio de 6-marchas continuara sendo utilizado. Essas fotos são do primeiro conceito do carro e poderão ser modificados alguns itens externos. Clique nas fotos para aumentá-las.
==================================== @@ DTM 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário