domingo, 25 de setembro de 2011

FÓRMULA 1
Sebastian Vettel vence de ponta a ponta em Cingapura e se aproxima oficialmente do título.
por Luis Fernando Soares de Almeida

Na largada apenas um pequeno incidente, chegaram juntos na primeira curva Felipe Massa (Ferrari) e Nico Rosberg (Mercedes GP) que acabou sendo obrigado a sair da pista para não causar um acidente. Sebastian Vettel (RBR-Renault) manteve a liderança e rapidamente abriu uma boa vantagem para o segundo colocado Jenson Button (McLaren-Mercedes). Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) que não fez uma boa largada cainda para a 8° posição, começou rapidamente a se recuperar. Na volta No.4 ele ultrapassou Michael Schumacher (Mercedes GP) usando a asa móvel traseira. Na volta seguinte a próxima vítima de Hamilton foi Nico Rosberg (Mercedes GP), colocando o arrojado piloto inglês na 6° posição.
Uma boa disputa começou na 10° volta com Mark Webber (RBR-Renault) colado em Alonso (Ferrari) e Hamilton colado em Felipe Massa. O carro de Alonso claramente mostrava um desgaste excessivo dos pneus super-macios e Webber ultrapassou com facilidade. Hamilton foi mais afoito, tentou ultrapassar Felipe Massa e acabou tocando o seu aérofolio da frente na roda traseira do Massa, furando o pneu do brasileiro. Hamilton acabou sendo punido com uma passagem pelo pitlane por ter causado a colisão.
O primeiro carro a abandonar a corrida foi a Virgin-Cosworth de Timo Glock que acabou rodando e tocando de leve na barreira de proteção, ele conseguiu tirar o carro do caminho e abandonou a corrida, isso na 11° volta.
O líder Sebastian Vettel parou na 15° volta e colocou pneus duros. Jenson Button tambem entrou nos boxes e trocou os pneus para o composto duro. Vettel voltou em 1° e Button em 2°. Paul Di Resta (Force India-Mercedes) vinha fazendo uma grande corrida, chegou a estar na 3° posição pois largou com pneus duros, somente na 20° volta ele entrou para a sua primeira troca de pneus, trocando para o composto macio. Na volta No.25 Hamilton ultrapassou o brasileiro Felipe Massa, dessa vez Massa cometeu um erro permitindo uma fácil ultrapassagem do inglês. Massa colocou pneus duros e voltou na 4° posição. Na 30° volta aconteceu um acidente forte envolvendo Sergio Perez (Sauber-Ferrari) e Michael Schumacher (Mercedes GP). Na realidade Perez foi tocado por Nico Rosberg o que fez com que o piloto mexicano diminuisse drasticamente a velocidade. Schumacher ficou na cola de Perez que não abriu para o alemão ultrapassar. Schumacher bateu forte na traseira do carro de Perez, chegando a levantar do chão e se chocou de frente com a barreira de proteção, obrigando o carro de segurança a entrar pela primeira vez na pista.
A relargada aconteceu na volta de número 34, Vettel manteve tranquilamente a liderança com dois retardatários entre ele e Jenson Button. Mark Webber fez uma grande ultrapassagem sobre Fernando Alonso nessa mesma volta da relargada. Nessa altura Vettel em 1°, Button em 2°, Webber em 3° e Alonso na 4° posição. UYma grande disputa pelo vice-campeonato já que o campeão do ano é Sebastian Vettel. A decepção total do final de semana ficou com a equipe Renault que realmente teve um desempenho pífio. Bruno Senna estava na 18° posição com Vitaly Petrov na 17° posição, um fiasco.
Uma ótima briga entre a McLaren de Lewis Hamilton e as duas Force-Indias de Sutil e Di Resta na volta No.37. Hamilton ultrapassa bonito Sutil assumindo a 7° colocação.
O show de Hamilton continuou na volta No.38 quando ele ultrapassou Nico Rosberg e assumiu a 6° posição. Claramente Hamilton com pneus super macios era muito mais rápido do que os carros da frente. Hamilton assume a 5° posição quando ele ultrapassa Paul Di Resta. Kobayashi foi punido na volta 40 com uma passagem pelo pitlane por não obedecer um aviso de bandeira azul, para deixar carros mais rápidos passarem. Vettel liderou a prova com mais de 12 segundos de vantagem sobre Button, com esse resultado Sebastian Vettel ainda não poderia comemorar o título na corrida de hoje.
Mark Webber fez a sua terceira parada para troca de pneus, e voltou em 5° com pneus super-macios. Na mesma volta que ele voltou ultrapassou Lewis Hamilton ganhando a 4° posição. Button que estava na segunda posição tambem entra nos boxes para a sua 3° parada, ele coloca pneus super-macios e volta em 3° atrás de Fernando Alonso.
Vettel fez a sua terceira parada na volta No.50 e quase se chocou com a Lotus de Heikki Kovalaninen na saida dos boxes. Alonso também para e coloca pneus duros, ele volta na quarta posição perdendo a posição para Mark Webber da Red Bull. Com 10 voltas para terminar a corrida os dez primeiros colocados eram; Vettel, Button, Webber, Alonso, Di Resta, Rosberg, Hamilton, Sutil, Perez e Barrichello.
Lewis Hamilton ainda ultrapassou Rosberg e Di Resta e assumiu a 5° posição. Vettel conseguiu mais uma vitória tranquila, a 9° na temporada, a emoção da F-1 nos próximos GPs será pela disputa do vice-campeonato que esta acirradíssima. Felipe Massa andando quase 2 segundos mais rápido por volta entra na zona de pontuação ultrapassando Barrichello e ficando na 10° posição. Confira abaixo como ficou o resultado final da etapa de Cingapura.
F-1: 14° ETAPA - CINGAPURA - FINAL
====================================
1.(1) SEBASTIAN VETTEL, RBR-RENAULT - 61 voltas
2.(4) JENSON BUTTON, McLAREN-MERCEDES - 61 voltas
3.(2) MARK WEBBER, RBR-RENAULT - 61 voltas
4.(5) FERNANDO ALONSO, FERRARI - 61 voltas
5.(3) LEWIS HAMILTON, McLAREN-MERCEDES - 61 voltas
6.(15) PAUL DI RESTA, FORCE INDIA-MERCEDES - 61 voltas
7.(8) NICO ROSBERG, MERCEDES-GP - +1 volta
8.(14) ADRIAN SUTIL, FORCE INDIA-MERCEDES - +1 volta
9.(6) FELIPE MASSA, FERRARI - +1 volta
10.(17) SERGIO PEREZ, SAUBER-FERRARI - +1 volta
11.(12) PASTOR MALDONADO, WILLIAMS-COSWORTH - +1 volta
12.(18) SEBASTIEN BUEMI, STR-FERRARI - +1 volta
13.(11) RUBENS BARRICHELLO, WILLIAMS-COSWORTH - +1 volta
14.(16) KAMUI KOBAYSAHI, SAUBER-FERRARI - +2 voltas
15.(9) BRUNO SENNA, RENAULT - +2 voltas
16.(20) HEIKKI KOVALAINEN, LOTUS-RENAULT - +2 voltas
17.(10) VITALY PETROV, RENAULT - +2 voltas
18.(25) JEROME D'AMBROSIO, VIRGIN-COSWORTH - +2 voltas
19.(19) DANIEL RICCIARDO, HRT-COSWORTH - +4 voltas
20.(23) VITANTONIO LIUZZI, HRT-COSWORTH - +4 voltas
21.(19) JAIME ALGUERSUARI, STR-FERRARI - +5 voltas (acidente)
22.(21) JARNO TRULLI, LOTUS-RENAULT - +14 voltas (abandono)
23.(7) MICHAEL SCHUMACHER, MERCEDES GP - +33 voltas (acidente)
24.(24) TIMO GLOCK, VIRGIN-COSWORTH - +52 voltas (acidente)

================================= @@ F-1 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário