domingo, 21 de março de 2010

American Le Mans Series
Peugeot consegue vitória arrasadora em Sebring.
por Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 21 de Março de 2010


CATEGORIA 'LMP1'

Na abertura da temporada 2010 da American Le Mans Series na pincipal categoria de protótipos, a LMP1 a Peugeot conseguiu uma vitória arrasadora conquistando o 1° e 2° lugares, confirmando o seu amplo favoritismo. O carro #7 da equipe Peugeot Total dirigido por Alexander Wurz estava 1 volta na frente após a última parada nos boxes e cruzou a linha de chegada por volta das 22:30hrs de Brasília para vencer novamente as 12 Horas de Sebring, como havia feito no ano passado. Além de Wurz, se revezaram no cockpit do carro vencedor Marc Gene e Anthony Davidson. Gene e Wurz foram parceiros na histórica vitória para a Peugeot em Junho do ano passado quando venceram as 24 Horas de Le Mans. A segunda colocação ficou com o carro #8 da equipe Peugeot Total com o trio de pilotos Sebastien Bourdais, Nic Minassian e Pedro Lamy. No inicio da prova os dois Peugeot tiveram trabalho apenas no inicio da prova, o carro da Aston Martin Racing, um Lola B09/60 com motor Aston Martin e o Lola B09/60 com motor Judd da Drayson Racing foram os adversários mais duros no inicio da corrida. Emanuele Pirro chegou à estar na segunda colocação no meio dos Peugeots numa das manobras de ultrapassagem mais lindas já vistas na American Le Mans Series. Pirro cedo teve problemas de aquecimento e no radiador e ficou para trás rapidamente.
A terceira colocação ficou com o Lola-Aston Martin comandado pelos pilotos Adrian Fernandez, Harold Primat e Stefan Mücke. A Lola-Aston Martin e a Audi estarão nas 24 Horas de Le Mans tentando retirar o reinado da Peugeot ainda nesse ano.

CATEGORIA 'LMP2'

Com apenas 3 equipes inscritas na categoria ''P2'', a vitória ficou com o Porsche RS Spyder com 3 voltas de diferença pra cima do segundo colocado, um HPD ARX-01c da equipe Patrón Highcroft Racing, que teve um problema elétrico que deixou o carro parado por muito tempo. O trio de pilotos do Porsche foram Greg Pickett, Klaus Graf e Sascha Maassen. Foi a segunda vitória da Porsche com um RS Spyder em Sebring que teve a sua primeira participação em 2006. Foi a primeira vitória de uma equipe independente, a CytoSport, com um protótipo na América do Norte, antes a Porsche só havia vencido em 2008 com a Penske. O carro da Patrón Highcraft dirigido pelo trio David Brabham, Simon Pagenaud e Marino Franchitti dominava amplamente os primeiros dois terços da corrida, 5 voltas na frente do segundo colocado, o Porsche RS Spyder, mas um problema elétrico obrigou o carro a ficar parado uma eternidade no pitlane, para desespero da equipe que apenas via na pista Klaus Graf da CytoSport diminuindo a enorme diferença conquistada na pista.

CATEGORIA 'GT2'

O brasileiro Jaime Melo da Risi Competizione conquistou as 12 Horas de Sebring com uma Ferrari F430 GT junto com seus companheiros de cockpit Gimmi Bruni e Pierre Kaffer, eles colocaram 1 volta de vantagem sobre o 2° colocado, o BMW M3 da equipe Rahal Letterman. A categoria GT2 é uma das mais disputadas da série American Le Mans. O brasileiro Jaime Melo venceu as 12 Horas de Sebring pela terceira vez em sua carreira e a equipe Risi já entrou para a história porque conquistou com uma Ferrari 430 GT as 3 maiores e mais importantes corridas de longa duração, 12 Horas de Sebring, 24 Horas de Lemans e Petit Le Mans. A briga na GT2 foi fantástica, com dois Porsches na liderança a Ferrari 430 GT de Melo em terceiro e 2 Corvettes C6R na 4° e 5° posições. Jaime Melo pressionou bastante os 2 Porsches 911 GT3 que faziam um jogo de fábrica perfeito bloqueando a Ferrari do brasileiro. Melo conseguiu ultrapassar um dos Porsches, mas depois caiu de rendimento sendo até ultrapassado pelo Corvette C6.R.
O Porsche da equipe Falken Tired irônicamente teve 2 rodas perdidas em voltas consecutivas e perdeu muito tempo na pista e nos pits. O outro Porsche, Flying Lizard Motorsports, tambem perdeu muito tempo nos pitstops. O mais inusitado aconteceu com os Corvettes C6.R que simplesmente colidiram na área dos boxes deixando assim o caminho da liderança absolutamente confortável para a Risi Competizione e sua Ferrari.

CATEGORIA 'LMPC' (Le Mans Prototype Challenge)

Na nova categoria, a Prototype Challenge o vencedor foi o ORECA FLM09 da equipe Level 5 Motorsports. A vitória foi absoluta com a equipe colocando nada mais nada menos do que 16 voltas de vantagem sobre a segunda colocada, a equipe Green Earth Gunnar. Os pilotos vencedores foram Scott Tucker, Christophe Bouchut e Mark Wilkins. Essa categoria que apresentou apenas um único carro para todas as equipes, o ORECA tem o objetivo de revelar novos talentos de pilotos e equipes para a série principal a American Le Mans. Tucker e Wilkins fizeram a primeira corrida de suas carreiras em protótipos, já Bouchut correu pela 13° vez em Sebring. Na segunda colocação ficou a equipe Genoa Racing com os pilotos Andy Wallace, JR Hildebrand e Tom Sutherland.

CATEGORIA 'GTC' (Gran Tourism Challenge)

Mais uma nova categoria foi vista em ação na corrida de ontem. A GT Challenge que tem o mesmo propósito da Prototype Challenge. Alex Job Racing realizou um retorno brilhante as competições na ALMS conseguindo colocar seus carros em 1° e 2° na prova de Sebring. Os vencedores foram os pilotos Butch Leitzinger, Juan Gonzalez e Leh Keen liderando 3 voltas à frente de Bill Sweedler, Romeo Kapudija e Jan-Dirk Lueders.

Mobil 1 - 12 Horas de Sebring - Resultado Final --------------------------------------------------------
1. Alexander Wurz, Marc Gene, Anthony Davidson - Peugeot 908 HDI FAP (1° P1)
2. Sebastien Bourdais, Nicolas Minassian, Pedro Lamy - Peugeot 908 HDI FAP (2° P1)
3. Adrian Fernandez, Stefan Mucke, Harold Primat - Lola B09/60-Aston Martin (3° P1)
4. Greg Pickett, Klaus Graf, Sascha Maassen - Porsche RS Spyder (1° P2)
5. Simon Pagenaud, Marino Franchitti, David Brabham - HPD ARX-01c (2° P2)
6. Jaime Melo, Gianmaria Bruni, Pierre Kaffer - Ferrari 430GT (1° GT2)
7. Dirk Werner, Bill Auberlein, Tom Milner - BMW E92 M3 (2° GT2)
8. Dirk Mueller, Joey Hand, Andy Priaulx - BMW E92 M3 (3° GT2)
9. Jorg Bergmeister, Patrick Long, Marc Lieb - Porsche 911 GT3 RSR (4° GT2)
10.Christophe Bouchut, Mark Wilkins, Scott Tucker - Oreca FLM09 (1° LMPC)
11.Seth Neiman, Richard Lietz, Darren Law - Porsche 911 GT3 RSR (5° GT2)
12.Emanuele Pirro, Paul Drayson, Jonny Cocker - Lola B09/60-Judd (4° P1)
13.Guy Cosmo, João Barbosa, Ed Brown - Ferrari 430GT (6° GT2)
14.Nic Jonsson, Eric van de Poele, Tracy Krohn - Ferrari 430GT (7° GT2)
15.Jan Magnussen, Johnny O'Connell, Antonio Garcia - Corvette ZR1 (8° GT2)
16.Oliver Gavin, Emmanuel Collard, Olivier Beretta - Corvette ZR1 (9° GT2)
17.Leh Keen, Juan Gonzalez, Bucth Leitzinger - Porsche 911 GT3 Cup (1° GTC)
18.Romeo Kapudija, Jan-Dirk Lueders, Bill Sweedler - Porsche 911 GT3 Cup (2° GTC)
19.Luis Diaz, Patrick Kelly, Ricardo Gonzalez - Porsche 911 GT3 Cup (3° GTC)
20.Chris Dyson, Guy Smith, Andy Meyrick - Lola B09/86-Mazda (3° P2)
21.Robert Rodriguez,Galen Bieker,Cory Friedman - Porsche 911 GT3 Cup (4° GTC)
22.David Murry,Andrea Robertson,David Robertson - Ford GT (10° GT2)
23.Shane Lewis,Jerry Vento,Lawson Aschenbach - Porsche 911 GT3 Cup (5° GTC)
24.Henri Richard,Andy Lally,Duncan Edge - Porsche 911 GT3 Cup (6° GTC)
25.Andy Wallace,Tom Sutherland,JR Hildebrand - Oreca FLM09 (2° LMPC)
26.Andy Pilgrim,Brett Curtis,James Sofronas - Porsche 911 GT3 Cup (7° GTC)
27.Scott Sharp,Johannes van Overbeek,Dominik Farnbacher - Ferrari 430GT (11° GT2)
28.Wolf Henzler,Patrick Pilet,Bryan Sellers - Porsche 911 GT3 RSR (12° GT2)
29.Joel Feinberg,Kyle Marcelli,Tom Weickardt - Oreca FLM09 (3° LMPC)
30.Mitch Pagery,Brian Wong,David Ducote - Oreca FLM09 (4° LMPC)
31.Paul Gentilozzi,Marc Goosens,Ryan Dalziel - Jaguar XKRS (13° GT2)
32.Bryan Willman,Tony Burgess,Pierre Ehret - Lola B06/10-AER (5° P1)
33.Gunnar Jeannette,Elton Julian,Christian Zugel - Oreca FLM09 (6° LMPC)
34.Ryan Hunter-Reay,Scott Tucker,James Gue - Oreca FLM09 (7° LMPC)

------------------------------//American Le Mans Series

Nenhum comentário:

Postar um comentário