domingo, 28 de março de 2010

FÓRMULA 1
Jenson Button vence numa corrida fantástica na Austrália.
por Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 28 de Março de 2010


Quem ficou acordado ou acordou pouco antes das 3 horas da madrugada desse domingo, foi recompensado com uma das melhores corridas de Fórmula Um dos últimos anos. A chuva e um acidente logo na primeira curva depois da largada contribuiram muito para deixar a corrida simplsemente fantástica. Na primeira curva logo depois da largada Jenson Button (McLaren-Mercedes) tocou no carro de Fernando Alonso (Ferrari) que tocou na lateral do carro de Michael Schumacher (Mercedes-GP). O carro de Alonso rodou e ficou na contra-mão parado, esperando todo mundo passar, Alonso caiu para a 22° posição.

Felipe Massa da Ferrari fez uma largada excepcional, pulando da 5° para a 2° posição. Outro acidente aconteceu ainda na primeira volta, o japonês Kamui Kobayashi (Sauber) perdeu a sua asa dianteira se chocou com o muro e de forma violenta atingiu os carros de Nico Hulkenberg (Williams-Cosworth) e Sebastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari), os três ficaram fora da corrida e o carro de segurança entrou na pista. Michael Schumacher entrou para os boxes para trocar a sua asa dianteira que estava danificada pelo acidente na largada e já colocou uma nova coleção de pneus. Na volta No 5 aconteceu a relargada com Sebastian Vettel (Red Bull) na liderança, Felipe Massa (Ferrari) em 2°, Mark Webber (Red Bull) em 3°, Robert Kubica (Renault) em 4° e Nico Rosberg (Mercedes-GP) em 5°. Ainda na 5° volta Alonso (Ferrari) ganha a 17° posição de Timo Glock (Virgin-Cosworth) e Schumacher ganha a 19° posição de Lucas Di Grassi (Virgin-Cosworth).

Lewis Hamilton na volta No.6 ultrapassa o seu companheiro de equipe Jenson Button e fica em 6° lugar enquanto que Mark Webber (Red Bull) ganha a 2° posição de Felipe Massa (Ferrari). Na 7° volta Jenson Button (McLaren) entra nos boxes e toma uma decisão arriscada, é o primeiro piloto a trocar os pneus de chuva pelos slicks para pista seca. Logo na saída dos boxes ele sai da pista mas consegue voltar e começa a render muito bem com o seu carro no trilho da pista já seca. Na volta No. 8 varios carros entram nos boxes para trocar os pneus de chuva por slicks, o líder Vettel entrou duas voltas mais tarde. Mark Webber (Red Bull) ganhou a liderança. Webber entrou nos boxes na volta seguinte e voltou na 5° posição atrás de Nico Rosberg (Mercedes-GP), mas no retorno ele deu uma escapada para fora da pista e perdeu a quinta posição para Massa (Ferrari).
Quando Vettel voltou dos boxes estava ainda na liderança, com Jenson Button em 2° mostrando que a sua decisão de trocar os pneus cedo na corrida estava mais do que certa. Na volta No. 13 Alonso (Ferrari) continuava a sua corrida de recuperação ganhando a 9° posição de Pedro de la Rosa (Sauber). Na 16° volta Webber (Red Bull) ultrapassou Massa (Ferrari) e Lewis Hamilton (McLaren) veio junto. Hamilton ultrapassaou tambem Webber, entretanto Massa recuperou as duas posições perdidas, porque Hamilton e Webber sairam da pista. Na 22° volta Hamilton (McLaren) ultrapassou o brasileiro Felipe Massa (Ferrari). Na 26° volta após abrir uma boa vantagem sobre o 2° colocado, o britânico Jenson Button (McLaren), o líder Sebastian Vettel (Red Bull) saiu da pista parando na caixa de brita, era o fim da corrida para o alemão, que alegou falha em seu sistema de freios. Nessa altura tinhamos Jenson Button (McLaren) na liderança com Robert Kubica (Renault) em 2°, Nico Rosberg (Mercedes GP) em 3° e Lewis Hamilton (McLaren) em 4°. Na volta seguinte Hamilton ultrapassaou Rosberg e ficou com a 3° posição. Depois de uma série de novas paradas nos boxes, Lewis Hamilton começou a virar quase 2 segundos mais rápido do que os 4 carros a sua frente. As duas Ferraris começaram a ter sérios problemas com o desgaste dos pneus faltando apenas 10 voltas para o final da corrida, optaram por continuarem na pista até o final. Na 50° volta Hamilton chegou em Alonso, mas não conseguiu ultrapassar o espanhol. Rubens Barrichello ganhou a 9° posição ultrapassando a Sauber de Pedro de la Rosa. Na última tentativa de Hamilton ultrapassar Alonso por fora, Mark Webber que vinha atrás dos dois, acabou acertando a traseira do carro de Hamilton e ambos sairam da pista, Webber foi para os boxes e Hamilton continuou na corrida, mas agora na 6° posição. O ator John Travolta deu a bandeirada para Jenson Button (McLaren) que havia vencido em 2009 a corrida, com Robert Kubica (Renault) conseguindo um heróico 2° lugar, Felipe Massa (Ferrari) em 3°, Fernando Alonso (Ferrari) em 4°, Nico Rosberg (Mercedes GP) em 5°, Lewis Hamilton (McLaren) em 6°, Vitantonio Liuzzi (Force India) em 7°, Rubens Barrichello (Williams) em 8°, Mark Webber (Red Bull) em 9° e fechando a zona de pontuação Michael Schumacher (Mercedes GP) em 10°. Das equipes novas, Heikki Kovalainen da Lotus terminou a sua 2° corrida e ficou em 13° com Karun Chandhok da HRT terminando a primeira corrida da equipe na F-1.

-------------------------------------------------------
2010 F-1, Australian Grand Prix - Race - Final
-------------------------------------------------------
1°(#1) Jenson Button, McLaren - 1 pit
2°(#11) Robert Kubica, Renault - 1 pit
3°(#7) Felipe Massa, Ferrari - 1 pit
4°(#8) Fernando Alonso, Ferrari - 1 pit
5°(#4) Nico Rosberg, Mercedes GP - 2 pits
6°(#2) Lewis Hamilton, McLaren - 2 pits
7°(#15) Vitantonio Liuzzi, Force India - 1 pit
8°(#8) Rubens Barrichello, Williams - 2 pits
9°(#9) Mark Webber, Red Bull - 3 pits
10°(#3) Michael Schumacher, Mercedes GP - 3 pits
11°(#17) Jaime Alguersuari, Toro Rosso - 2 pits
12°(#22) Pedro de la Rosa, Sauber - 1 pit
13°(#19) Heikki Kovalainen, Lotus - 1 pit
14°(#20) Karun Chandhok, HRT - 2 pits
-----------------------------------------------------
-- (#24) Timo Glock, Virgin - 2 pits ** abandono
-- (#25) Lucas Di Grassi, Virgin - 3 pits ** abandono
-- (#5) Sebastian Vettel, Red Bull - 1 pit ** freios
-- (#14) Adrian Sutil, Force India - 1 pit ** abandono
-- (#12) Vitaly Petrov, Renault - 1 pit ** abandono
-- (#21) Bruno Senna, HRT - ** abandono
-- (#16) Sebastien Buemi, Toro Rosso - ** acidente
-- (#10) Nico Hulkenberg, Williams - ** acidente
-- (#23) Kamui Kobayashi, Sauber - ** adicente
-- (#18) Jarno Trulli, Lotus - ** abandono

--------------------------------------// F-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário