domingo, 4 de abril de 2010

FÓRMULA 1
Sebastian Vettel vence a corrida da Malásia.
por Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 04 de Abril de 2010


Na corrida realizada ás 5 horas de Brasília em Kuala Lumpur na Malásia, o alemão Sebastian Vettel da Red Bull venceu a sua primeira corrida da temporada. Vettel pulou de terceiro para a primeira posição na primeira curva após uma excelente largada. Largando na 20° posição, o inglês Lewis Hamilton fez uma grande corrida e já na segunda volta estava na 12° posição. Felipe Massa da Ferrari largou melhor do que o seu companheiro de equipe e ficou na frente de Fernando Alonso.
Timo Glock da Virgin-Cosworth foi o primeiro a abandonar a corrida logo no seu inicio, na volta 4. Rubens Barrichello da Williams-Cosworth que largava na 7° posição teve problemas no começo da prova e perdeu várias posições ficando em 17° na primeira volta. Lewis Hamilton e Vitaly Petrov (Renault) travaram uma boa disputa entre as voltas 8 e 10. Hamilton ultrapassou Petrov num erro do russo numa curva, mas se recuperou devolvendo a ultrapassagem pra cima de Hamilton, que finalmente na 10° volta passou em definitivo pela Renault de Vitaly Petrov. Jenson Button (McLaren-Mercedes) que havia perdido a posição para Fernando Alonso logo depois da largada, na 9° volta recuperou a posição ultrapassando o Ferrarista na primeira curva e recuperou a 15° pposição. A terceira vítima do calor e da intensa úmidade da Malásia, foi Kamui Kobayashi que cedo na volta No. 8 teve problemas em seu motor e foi obrigado a abandonar a corrida. Antes o seu companheiro de equipe Pedro de la Rosa já tinha abandonado também por problemas no motor de sua BMW Sauber.
Jenson Button foi o primeiro a parar nos boxes, logo na 10° volta o britânico trocou os seus pneus para o composto duro. Na 10° volta o hepta-campeão Michael Schumacher teve que abandonar a prova, aparentemente um problema em sua roda traseira esquerda que parecia estar solta, obrigou o alemão a parar. Hamilton continuava sendo a sensação da corrida, mas logo após ultrapassar Petrov, recebeu um aviso da direção de prova de fechar a porta para o russo quando o mesmo tentava recuperar a posição perdida. Vitantonio Liuzzi da Force India Mercedes apareceu muito lento na pista na 12° volta, curiosamente ele passou pelo pitlane e não entrou nos boxes. Nico Hulkenberg que vinha na 7° posição fez a sua primeira parada na 14° volta assim como Vitaly Petrov que vinha logo atrás dele, os dois deixaram os boxes com pneus duros. Liuzzi abandona a corrida na 14° volta. Mark Webber (Red Bull) diminuia a diferença para o líder Vettel e estava á apenas 3 décimos de segundos na volta 17. Bruno Senna da HRT-Cosworth entra nos boxes para a sua primeira troca de pneus na 18° volta. Foi a primeira vez que a HRT conseguiu terminar a corrida com os seus dois carros correndo, Karun Chandhok terminou na 15° posição com Bruno Senna logo atrás em 16°. Heikki Kovalainen da Lotus-Cosworth entra pela segunda vez nos boxes. As imagens do cockpit de Fernando Alonso sugerem que o espanhol tem problemas quando diminui as marchas nas curvas, o carro perde rendimento na 20° volta. Adrian Sutil da Force India entra nos boxes na volta 21, com isso Lewis Hamilton que estava voando na pista assume a 5° posição. Sutil volta na 8° posição com pneus duros.

Jaime Alguersuari da Toro Rosso fez uma grande corrida e na 22° volta ele ultrapassou a Renault de Petrov ficando na 11° posição. O alemão Nico Rosberg da Mercedes GP, entrou para a sua primeira parada quando estava em 3°, na 23° volta. Vettel entrou na volta seguinte colocando pneus duros e voltando na 2° logo a frente de Lewis Hamilton da McLaren.
Hamilton não teve condições de seguir Vettel que se distanciou com facilidade consolidando a sua liderança. Webber então na liderança entrou para os boxes na 25° volta, trocando os seus pneus para duros e voltando na 3° posição atrás de Vettel e Hamilton. Nico Rosberg foi o mais rápido na volta 25, na 4° posição. Finalmente após 28 voltas a primeira Ferrari entra para uma parada nos boxes, Felipe Massa troca os pneus em 4.4 segundos e volta na 9° posição na frente de Nico Hulkenberg da Williams. Na 29° volta apenas Lewis Hamilton que estava em 2° lugar e Fernando Alonso não tinha parado nos boxes. Finalmente na 31° volta Hamilton entrou para a sua primeira e única parada nos boxes, Webber herda a 2° posição, com Rosberg em 3°, Hamilton volta na frente de seu companheiro de equipe Jenson Button.

Alguersuari continuou com um ótimo desempenho na corrida e na 31° volta ganhou a 10° posição de Hulkenberg da Williams. Vitaly Petrov abandonou a corrida na 34° volta, perdeu o motor. Sutil fez o possível para manter a 6° posição com Hamilton em seu encalço. Finalmente na volta 37, Alonso entra nos boxes para a sua primeira troca de pneus. Alonso começou a tirar a diferença para Button e Massa, quase 1 segundo e meio por volta. Na volta No. 44 finalmente Felipe Massa faz uma excelente ultrapassagem sobre Jenson Button e assume a 7° posição. Alonso vai pra cima de Button com tudo mas o britânico se mantém firme em sua posição. Na penúltima volta da corrida, Alonso mergulha na curva 1 ultrapassando Button,mas abriu demais a curva e recebeu o troco de Button, nesse momento fumaça começa a sair da traseira da Ferrari de Alonso que abandona a corrida com o motor quebrado. Na última volta Sebastian Vettel recebe a bandeiraada e vence a primeira corrida da temporada depois do azar nas duas primeiras etapas. O seu companheiro de equipe, Mark Webber chega em 2° com Nico Rosberg (Mercedes GP) na 3° posição completando o pódio. Ainda na zona de pontuação tivemos, Robert Kubica (Renault) em 4°, Adrian Sutil (Force India-Mercedes) em 5°, Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) em 6°, Felipe Massa (Ferrari) em 7°, Jenson Button (McLaren-Mercedes) em 8°, Jaime Alguersuari em 9° e finalmente Nico Hulkenberg (Williams-Cosworth) na 10° posição. Felipe Massa é o novo líder da temporada. Acompanhe na coluna à direita a classificação atualizada de pilotos e equipes após a terceira corrida da temporada.
---------------------------------------------------
F-1: 2010 GP da Malásia - Resultado Final
---------------------------------------------------
1°(5) Sebastian Vettel, Red Bull - 56 voltas (1 parada)
2°(6) Mark Webber, Red Bull - 56 voltas (1 parada)
3°(4) Nico Rosberg, Mercedes GP - 56 voltas (1 parada)
4°(11) Robert Kubica, Renault - 56 voltas (1 parada)
5°(14) Adrian Sutil, Force India - 56 voltas (1 parada)
6°(2) Lewis Hamilton, McLaren - 56 voltas (1 parada)
7°(7) Felipe Massa, Ferrari - 56 voltas (1 parada)
8°(1) Jenson Button, McLaren - 56 voltas (1 parada)
9°(17) Jaime Alguersuari, Toro Rosso - 56 voltas (1 parada)
10°(10) Nico Hulkenberg, Williams - 56 voltas (1 parada)
11°(16) Sebastien Buemi, Toro Rosso - 56 voltas (2 paradas)
12°(9) Rubens Barrichello, Williams - 55 voltas (2 paradas)
13°(8) Fernando Alonso, Ferrari - 54 voltas (1 parada) ** motor
14°(25) Lucas di Grassi, Virgin - 53 voltas (1 parada)
15°(20) Karun Chandhok, HRT - 53 voltas (1 parada)
16°(21) Bruno Senna, HRT - 52 voltas (1 parada)
17°(18) Jarno Trulli, Lotus - 51 voltas (1 parada)
-- (19) Heikki Kovalainen, Lotus - 46 voltas (2 paradas)
-- (12) Vitaly Petrov, Renault - 32 voltas (1 parada) ** motor
-- (15) Vitantonio Liuzzi, Force India - 12 voltas ** abandono
-- (3) Michael Schumacher, Mercedes GP - 10 voltas ** abandono
-- (23) Kamui Kobayashi, BMW Sauber - 8 voltas ** abandono
-- (24) Timo Glock, Virgin - 2 voltas ** abandono
-- (22) Pedro de la Rosa, BMW Sauber - 0 voltas ** abandono

---------------------------------------// F-1, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário