sábado, 17 de abril de 2010

PORSCHE GT3 CUP BRASIL
Grids cheios e muita competitividade: Porsche GT3 Cup completa cinco anos de atividade no Brasil.
por Luiz Alberto Pandini, assessoria de imprensa
Racing Magic: 17 de Abril de 2010, Foto: Miguel Costa


Os treinos deste sábado marcarão um momento muito especial para o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, que fará seu segundo evento da temporada neste final de semana no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Cinco anos atrás, foram realizadas em Interlagos as duas primeiras provas da história da categoria. Vencidas pelo veterano Totó Porto, as duas provas marcaram o início daquela que hoje é uma das categorias mais competitivas do automobilismo brasileiro.
Dener Pires, diretor da categoria, conta que a ideia de criar no Brasil um campeonato nos moldes do Porsche Supercup e dos Cups nacionais e internacionais era antiga. “A categoria era um sucesso em vários países e fazia tempo que pensávamos em implantar um Porsche Cup no Brasil”, explica. “Foram meses de trabalho intenso para transformar a intenção em realidade. No dia da primeira corrida, senti uma emoção muito grande ao ver os carros alinhados no grid de largada. Era a consolidação de um trabalho e a realização de um sonho.”
As provas disputadas naquele 16 de abril de 2005 foram vencidas por Totó Porto, o mais experiente entre os 12 pilotos inscritos. Totó parou de correr em 2006, depois de vencer seis corridas e terminar em terceiro lugar na temporada anterior. O campeonato de 2005 foi vencido por Beto Posses, um dos cinco pilotos “pioneiros” que participarão das provas 3 e 4 de 2010, em Jacarepaguá. Os outros são Charles Reed, Marcel Visconde, Otávio Mesquita e Tom Valle. Omilton Visconde Júnior, outro piloto que corre até hoje no Porsche GT3 Cup, estava na lista de inscritos mas não participou das provas inaugurais. Em apenas um ano, o grid aumentou de 12 para 24 carros. Hoje, a categoria tem quase 50 Porsche, divididos em duas categorias: 997, com 25 carros, e Light 996, com 22.
O mês de abril é marcante na carreira de Dener. Em 1995, ele e seu irmão Douglas inscreveram sua equipe pela primeira vez na Mil Milhas Brasileiras, que naquele ano foi disputada em 8 de abril. O carro era um Porsche 911 modelo 1971, modificado e equipado com um motor de 3,6 litros da geração “993”, então a mais recente do 911. Com esse carro, os pilotos Roberto Aranha, André Lara e Roberto Keller terminaram em terceiro lugar, atrás apenas de dois Porsche novos inscritos pela equipe alemã Konrad Motorsport, pilotados por Wilsinho Fittipaldi/Antônio Hermann (vencedores da prova) e Regis Schuch/Franz Konrad (segundos colocados).
“Uma curiosidade é que, naquela Mil Milhas, recebemos de presente três jogos de pneus Yokohama, que não conhecíamos e se mostraram excelentes. Dez anos depois, a Yokohama se tornou fornecedora de pneus do Porsche GT3 Cup e em provas de longa duração. Nossa parceria já rendeu grandes resultados, inclusive com vitórias na Mil Milhas e nos 500 Km de Interlagos”, elogia Dener. Para a Yokohama, a união com a categoria tem enorme importância: “Além da imagem de marca, a parceria com a Porsche na Cup e em corridas de longa duração cria excelentes oportunidades para mostrar a capacidade da Yokohama de produzir pneus de alta performance”, enfatiza Pedro Abreu, diretor da fabricante de pneus.

Sábado, 17 de abril

08:30 às 09:30 Fórmula Truck, treino livre 3
09:40 às 10:25 Porsche GT3 Cup 997, treino livre 4
10:35 às 11:35 Fórmula Truck, treino livre 4
11:45 às 12:30 Porsche GT3 Cup 996, treino livre 4
12:40 às 13:20 Porsche GT3 Cup 997, treino classificatório
13:30 às 14:10 Porsche GT3 Cup 996, treino classificatório
14:40 Porsche GT3 Cup 997, prova 3 (25 minutos mais 1 volta)
15:15 Fórmula Truck, treino classificatório
17:00 Fórmula Truck, top qualifying

Domingo, 18 de abril

08:50 às 09:20 Fórmula Truck, warm-up
10:40 Porsche GT3 Cup 996, prova 2 (25 minutos mais 1 volta)
12:40 Porsche GT3 Cup 997, prova 4 (25 minutos mais 1 volta)
14:10 Fórmula Truck

----------------------------------------//Porsche GT3 Cup 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário