domingo, 16 de maio de 2010

FÓRMULA 1
Mais uma vitoria dominante de Mark Webber da RBR.
por Luis Fernando Soares de Almeida
Racing Magic: 16 de Maio de 2010.


Webber manteve a primeira posição na largada e de ponta a ponta venceu o Grande Prêmio de Mônaco, a sexta etapa da temporada de Fórmula Um. Vettel que largava na 3° posição ultrapassou Robert Kubica na largada e conseguiu terminar a corrida na 2° posição. Apesar do circuito ser um dos mais tradicionais do automobilismo mundial a corrida foi bem monótona. As emoções ficaram por conta das ultrapassagens de Fernando Alonso da Ferrari que largou do pitlane. Alonso teve trabalho para ultrapassar os carros da HRT, Virgin e Lotus.
Logo na primeira volta Nico Hulkenberg da Williams-Cosworth bateu violentamente no túnel, o trecho de maior velocidade do circuito. Hulkenberg saiu ileso mas obrigou a entrada do carro de segurança. Alonso aproveitou para fazer o pit stop obrigatório para troca de pneus. A estratégia deu certo porque quando os líderes da prova começaram a entrar nos boxes para a troca obrigatória, Alonso acabou ficando na 6° posição, uma excelente classificação para quem largou dos boxes e em se tratando de um circuito de rua como Mônaco, onde as ultrapassagens são praticamente impossíveis. Na terceira volta ainda sob bandeira amarela, o atual campeão e líder do campeonato, Jenson Button da McLaren abandonou a prova com uma surpreendente quebra de motor logo após a sua saída dos boxes.
Um acidente grave aconteceu na 31° volta com o brasileiro Rubens Barrichello quando vinha na 7° posição em alta velocidade na subida da Massenet a suspensão traseira do lado esquerdo simplesmente quebrou ou o pneu esquerdo furou, não ficou claro no replay da TV, deixando o brasileiro como mero passageiro do carro, felizmente Barrichello nada sofreu, mas foi assustador. Webber dominava a corrida completamente, na volta 70 claramente ele falava com a sua equipe em economizar o equipamento, particularmente os freios.

O brasileiro Felipe Massa fez uma corrida discreta e manteve-se na posição em que largou chegando na 4° posição conseguindo pontos importantes. Lewis Hamilton da McLaren terminou na 5° posição com Michael Schumacher em 6°, Fernando Alonso em 7°, Nico Rosberg em 8° e as duas Force Indias 9° (Sutil) e 10° (Liuzzi). Sebastian Vettel (RBR) na 71° volta cravou a melhor volta da corrida marcando 1:15.192. Na 75° volta mais um acidente grave envolvendo Jarno Trulli (Lotus) e Karun Chandhok (HRT), na curva Rascasse Trulli forçou a ultrapassagem mas os dois carros acabaram se chocando, com o carro da Lotus passando por cima da HRT de Chandhok, a parte de baixo do carro de Trulli chegou a acertar de raspão a cabeça de Chandhok, uma cena assustadora, mas aparentemente os dois pilotos sairam andando e ilesos do acidente.O carro de segurança esteve na pista na última volta, mas entrou e a relargada aconteceu, Michael Schumacher aproveitou e acabou forçando uma passagem pra cima de Fernando Alonso e terminou na 6° posição com Alonso em 7° e Rosberg em 8°. Com a vitória o australiano Mark Webber é o novo líder do campeonato.

---------------------------------------------------
F-1, 2010 - GP DE MÔNACO - RESULTADO
---------------------------------------------------
1°(6) MARK WEBBER, RBR - 78 voltas
2°(5) SEBASTIAN VETTEL, RBR - 78 voltas
3°(11) ROBERT KUBICA, RENAULT - 78 voltas
4°(7) FELIPE MASSA, FERRARI - 78 voltas
5°(2) LEWIS HAMILTON, McLAREN - 78 voltas
6°(3) MICHAEL SCHUMACHER, MERCEDES GP - 78 voltas
7°(8) FERNANDO ALONSO, FERRARI - 78 voltas
8°(4) NICO ROSBERG, MERCEDES GP - 78 voltas
9°(14) ADRIAN SUTIL, FORCE INDIA - 78 voltas
10°(15) VITANTONIO LIUZZI, FORCE INDIA - 78 voltas
11°(16) SEBASTIEN BUEMI, STR - 78 voltas
12°(17) JAIME ALGUERSUARI, STR - 78 voltas
13°(12) VITALY PETROV, RENAULT - 71 voltas (abandono)
14°(20) KARUN CHANDHOK, HRT - 70 voltas (acidente)
15°(18) JARNO TRULLI, LOTUS - 70 voltas (acidente)
--- Não terminaram a corrida ---
(19) HEIKKI KOVALAINEN, LOTUS (abandono)
(21) BRUNO SENNA, HRT (abandono)
(9) RUBENS BARRICHELLO, WILLIAMS (acidente)
(23) KAMUI KOBAYASHI, SAUBER (abandono)
(25) LUCAS DI GRASSI, VIRGIN (abandono)
(24) TIMO GLOCK, VIRGIN (abandono)
(22) PEDRO DE LA ROSA, SAUBER (abandono)
(1) JENSON BUTTON, McLAREN (motor)
(10) NICO HULKENBERG, WILLIAMS (abandono)

-----------------------------------//F-1, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário