quarta-feira, 10 de junho de 2009

CLASSICS: Jaguar XK, um clássico dos anos 40-50.

por Luis Fernando S Almeida
RACING MAGIC: 10 de Junho de 2009

Um esportivo por excelência nos anos 40 e 50 segue sendo um clássico muito atraente na atualidade. O Jaguar XK 120 é um dos carros mais belos do mundo e em 1948, no ano de seu lançamento foi uma ousadia da fábrica numa época de austeridade européia.
O XK impressiona pela sua velocidade e comportamento aerodinâmico nunca parou de evoluir com os modelos subsequentes, o XK150 coupé, que foi o último da série XK, que era bem mais pesado do que o XK120, em compensação muito mais confortável. Com todos os opcionais disponíveis e as variantes em sua carroceria, além de suas especificações mecânicas na produção é praticamente impossivel que haja no mundo dois XK idênticos. Os primeiros XK120 OTS (''open two seater''), como o nome já diz era conversível e cabiam dois passageiros, vinha com carroceria de alumínio e é sem dúvida o mais bonito e procurado por colecionadores até hoje. Devido à grande procura essa série tem sido constantemente reconstruida e restaurada pela fábrica inglesa. A restauração de um XK é muito cara, uma reconstrução mais ainda. O carro original tem uma direção bem agradável, mas necessita de muita prática e paciência na condução. O ponto negativo é que após muito uso, o carro apresentava problemas mecâncios sérios, por isso tem se modificado bastante nos processos de restauração e reconstrução do modelo, e com isso há uma pequena perda na identidade e no pedigree do veículo.
***CRONOLOGIA***
1948: Em Outubro desse ano, o XK120 é apresentado no salão de Londres em EarlsCourt.
1950: Começa em Maio a produção com carroceria de aço.
1951: Em Julho inicio da produção da versão Coupé (com capota) com detalhes em madeira e janelas laterais que podiam abaixar e subir. Apresentação da versão especial com 180 CV de potência e pneus radias.
1953: Em dezembro inicio da produção Cabriolê.
1954: Em Outubro o XK140 substitui o 120, parachoques mais grossos, intermitentes, motores de 180 CV; SE (Edição especial) com motor de 210 CV C-Type.
1957: Em Março, introdução do modelo XK150, com freios a disco, parabrisas curvados (peça única) e motor de 210 CV B-Type.
1958: Em Novembro aparece a versãop XK150S, com carburação tripla SU, 250 CV.
1959: Em Novembro, o XK ganha um motor de 3.8 litros de capacidade e 220 CV, e 265 CV para a versão S.
1960: A produção do XK150 é oficialmente encerrada pela fábrica.
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FICHA TÉCNICA - JAGUAR XK
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Período de Fabricação
- Inicio em 1949 terminando em 1960 / 30.364 unidades
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CHASSIS
Chassis de aço, as primeiras unidades era de alumínio.
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MOTORES
Dianteiro de 6 cílindros em linha, 3.442 cc e 3.781 cc, allimentação por carburadores duplos ou triplos.
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Potência Máxima
160 CV a 5.400 rpm - 265 CV a 5.500 rpm
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Transmissão
Manual de 4 marchas. Automático de 3 marchas á partir do XK140.
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Freios
Discos
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Dimensões
Comprimento - 4.400-4.500 mm
Largura - 1.560 - 1.640 mm
Altura - 1.335 - 1.400 mm
Peso - 1.295 -- 1.473 Kg
Velocidade Máxima - De 195 a 225 Km/h
0 a 100 km/h - De 7.6 a 10 segundos
Consumo Médio - De 10,5 a 18 litros a cada 100 Km.
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