domingo, 7 de junho de 2009

INDY: Hélio Castroneves consegue a sua 2° vitória da temporada.

por Luis Fernando S Almeida
RACING MAGIC: 07 de Junho de 2009
No oval ''suicida'' do Texas, o brasileiro Hélio Castroneves conseguiu uma vitória espetacular na noite de sábado e segue firme na disputa pelo título da temporada na Indy. O Texas Motor Speedway, é considerada a pista oval mais perigosa do atual calendário da Indy Car Series, com curvas com inclinação de 24° torna a pilotagem perigosissima e muito técnica, o perigo esta na transição da curva para a reta e vice-versa, lembrem-se que o piloto faz isso 228 vezes na corrida e ainda por cima disputando posições lado a lado com outros carros.
Incrivelmente foi uma das corridas mais tranquilas em termos de bandeiras amarelas nesse ano. Foram apenas 4 bandeiras amarelas, sendo que em duas oportunidades apenas foram causadas por acidentes, a primeira bandeira amarela foi causada pelo acidente mais grave. Graham Rahal logo após a largada teve algum problema em seu carro e ficou muito lento em relação aos outros carros, o problema é que ele ficou no meio do tráfego intenso de inicio da prova, E.J. Viso acabou batendo em sua traseira, os dois carros ficaram ''grudados'' e acabaram atingindo o carro de Milka Duno que tambem saiu da prova. O piloto australiano Ryan Briscoe da equipe Penske liderou e dominou a corrida em mais de sua metade, mas numa parada excepcional nos boxes (volta 175) , a equipe do piloto brasileiro Hélio Castroneves, tambem da equipe Penske devolveu o piloto á pista na liderança. Helinho saiu milésimos de segundos na frente de Ryan Briscoe, isso faltando 53 voltas para o final. Helinho aguentou a pressão de Briscoe nessas voltas finais e não deu chances ao seu companheiro de equipe e cruzou a linha de chegada na frente conseguindo a sua segunda vitória na temporada. Essa foi a terceira vitória de Helinho na prova do Texas. O vencedor do ano passado, Scott Dixon chegou em terceiro com Marco Andretti num final de prova excepcional chegando em 4°, a sua melhor colocação no ano. Andretti travou uma batalha feroz com Danica Patrick e após se livrar dela, passou Dario Franchitti na última volta conseguindo a 4° colocação.
Tony Kanaan fez uma ótima corrida, levando-se em conta que o brasileiro largou apenas na 16° posição e teve vários problemas de acerto de seu carro para a corrida, acabou chegando na 8° posição conquistando pontos importantes. Mario Moraes que largou na 6° posição terminou a prova em 10° lugar. Raphael Matos que largou na 15° posição chegou em 12°, foi a primeira corrida do piloto no dificil circuito do Texas pela categoria principal. O outro acidente que aconteceu na corrida foi do americano A.J. Foyt IV que bateu sozinho na curva dois. O japonês Hideki Mutoh abandonou por problemas mecânicos. Danica Patrick terminou a corrida na 6° posição. Ryan Briscoe lidera o campeonato com 199 pontos, seguido por Scott Dixon com 196 pontos, Dario Franchitti é o terceiro com 188 pontos e Helinho aparece na 4° posição com 186 pontos. A próxima etapa da IndyCar Series acontece daqui duas semanas, no próximo dia 21 desse mês no Oval de Iowa (Iowa Corn Indy 250).
=====================================================
IndyCar Series: Bombardier Learjet 550 at Texas Motor Speedway
=====================================================

1° Helio Castroneves (Team Penske) - 228 voltas
2° Ryan Briscoe (Team Penske) - 228 voltas
3° Scott Dixon (Target Chip Ganassi) - 228 voltas
4° Marco Andretti (Venom Energy) - 228 voltas
5° Dario Franchitti (Energizer) - 228 voltas
6° Danica Patrick (Boost Mobile/Motorola) - 228 voltas
7° Dan Wheldon (National Guard Panther Racing) - 228 voltas
8° Tony Kanaan (Team 7-Eleven) - 228 voltas
9° Ed Carpenter (Menards/Vision Racing) - 228 voltas
10° Mario Moraes (KV Racing/Votorantim) - 227 voltas
11° Robert Doornbos (Newman-Haas/Lanigan) - 227 voltas
12° Raphael Matos (US Air Force Luczo Dragon) - 226 voltas
13° Tomas Scheckter (Mona-Vie/Dreyer & Reinbold) - 226 voltas
14° Alex Tagliani (Conquest Racing) - 225 voltas
15° Justin Wilson (Z-Line Designs) - 225 voltas
16° Ryan Hunter-Reay (Vision Racing) - 225 voltas
17° Sarah Fisher (Dollar General/Sarah Fisher) - 222 voltas
18° Jaques Lazier (CURB/Agajanian/Team 3G) - 210 voltas
19° Mike Conway (Dreyer & Reinbold) - 185 voltas
20° A.J. Foyt IV (ABC Supply Co. AJ Foyt) - 170 voltas (acidente)
21° Hideki Mutoh (Formula Dream) - 153 voltas (mechanical)
22° Graham Rahal (McDonald's Racing Team) - 1 volta (contact)
23° Milka Duno (CITGO/Dreyer & Reinbold) - 1 volta (contact)
24° E.J. Viso (PDSVA HVM Racing) - 1 volta (contact)

==================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário