domingo, 21 de junho de 2009

por Luis Fernando S. Almeida
RACING MAGIC: 21 de Junho de 2009

FÓRMULA UM
Um banho da Red Bull Racing, Vettel vence.
Poucas voltas após a largada ja dava para saber quem venceria a corrida, pelo menos o carro, obviamente a RBR-Renault. O carro foi tão superior que Sebastian Vettel que largou na pole-position e manteve a posição após a largada chegou a rodar 1 segundo mais rápido do que o melhor carro da BRAWN-Mercedes, o de Rubens Barrichello que estava em segundo lugar. Barrichello fez uma ótima corrida, mas não teve a menor chance de brigar por alguma posição com os carros da RBR, muito pelo contrário no final da corrida chegou a ser pressionado pela Williams-Toyota de Nico Rosberg e pela Ferrari de Felipe Massa. Barrichello conseguiu manter a segunda posição na pista, mas o australiano Mark Webber com uma melhor estratégia e trabalho de sua equipe nas paradas conseguiu ultrapassar Rubinho nos pits. Na pista era claro que seria impossível alguém ameaçar os carros da Red Bull.
O campeão Jenson Button teve uma péssima largada caindo para a 9° posição (ele largou em 6°) e não conseguiu sequer ultrapassar a Toyota de Jarno Trulli que estava em sua frente. O carro da Brawn realmente não esteve bem no final de semana, Button reclamou durante a corrida com sua equipe que na primeira curva, a mais rápida da pista,o chassis do carro batia muito no chão e o carro estava saindo muito de frente tornando a direção do carro bem complicada.
Felipe Massa fez uma excelente corrida, largando na 11° posição ele pulou para 8° na largada, ficando à frente de Jenson Button. Massa estava com o tanque cheio o que daria para ele um pitstop bem tardio na prova. Ele ganhou a posição de Nico Rosberg no último pitstop e terminou a corrida na 4° posição, apenas 4 segundos atras de Rubens Barrichello. O seu companheiro de equipe o finlandês Kimi Räikkönen também pontuou chegando na 8° posição. Tivemos batalhas épicas entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton brigando pela 15° posição, coisa inimaginável num passado recente. Lewis Hamilton, o atual campeão da categoria chegou apenas na 16° colocação e Fernando Alonso (Renault) apenas na 14° posição. Nelsinho Piquet conseguiu terminar a prova na frente de Fernando Alonson, em 12°lugar, fato raríssimo na atual temporada. Nico Rosberg (Williams-Toyota) terminou na 5° colocação e Jarno Trulli da Toyota fechou a zona de classificação em 7° lugar. O único acidente da corrida envolveu Sebastien Bourdais da STR-Ferrari que numa tentativa de ultrapassar Heikki Kovalainen da McLaren acabou batendo no pneu traseiro do lado esquerdo e perdeu a sua asa dianteira, os dois abandonaram a prova. Tirando as disputas intermediárias, foi uma prova bem monótona, a F-1 continua tentando achar uma fórmula mágica para tornar o esporte mais competitivo, acho que isso só vai acontecer quando tivermos motores padrões como era nas décadas de 70 e 80, com exceção da Ferrari.
==========================================
2009-FORMULA 1, SANTANDER BRITISH GRAND PRIX
==========================================
1°-SEBASTIAN VETTEL (RBR-Renault)
2°-MARK WEBBER (RBR-Renault)
3°-RUBENS BARRICHELLO (Brawn-Mercedes)
4°-FELIPE MASSA (Ferrari)
5°-NICO ROSBERG (Williams-Toyota)
6°-JENSON BUTTON (Brawn-Mercedes)
7°-JARNO TRULLI (Toyota)
8°-KIMI RÄIKKÖNEN (Ferrari)
9°-TIMO GLOCK (Toyota)
10°-GIANCARLO FISICHELLA (Force India-Mercedes)
11°-KAZUKI NAKAJIMA (Williams-Toyota)
12°-NELSINHO PIQUET (Renault)
13°-ROBERT KUBICA (BMW Sauber)
14°-FERNANDO ALONSO (Renault)
15°-NICK HEIDFELD (BMW Sauber)
16°-LEWIS HAMILTON (McLaren-Mercedes)
17°-ADRIAN SUTIL (Force India-Mercedes)
18°-SEBASTIEN BUEMI (STR-Ferrari)
19°-SEBASTIEN BOURDAIS (STR-Ferrari) Acidente
20°-HEIKKI KOVALAINEN (McLaren-Mercedes) Acidente

=================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário