sexta-feira, 19 de junho de 2009

por Luis Fernando S. Almeida
RACING MAGIC: 19 de Junho de 2009

FÓRMULA UM
Um nova F-1 apenas com o motor Ford Cosworth ??
Relembrando um pouco da história da F-1, vou tentar nessa postagem colocar aqui um pouco dos tempos glamorosos da F-1, onde o esporte e a competição vinham na frente dos negócios e do dinheiro. Vou começar por 1970, onde existiam 12 equipes das quais 8 usavam o mesmo motor, o Ford Cosworth DFV, apenas 4 equipes não utilizavam os propulsores da Ford. Ferrari com o seu motor 001, a Matra com motor próprio o Matra MS12, a McLaren que corria com o motor T33 da Alfa Romeo e a BRM que corria com se motor p142. Das que corriam com os motores da Ford temos nomes importantes como a Lotus, March, McLaren (a McLaren tinha duas equipes nesse ano), Surtees, Brabham, Tyrrell, Bellasi e De Tomaso. O motor da Ford ganhou 9 contra apenas 4 corridas do motor Ferrari.
Em 1971 o motor da Ford,o mesmo Cosworth DFV continuou reinando e foi campeão mais uma vez, sendo utilizado por 7 equipes das 12 participantes do campeonato. Foram 7 vitórias do motor Ford contra 2 da Ferrari e 2 da BRM.
Em 1972 a Ford continuou ditando as regras e o dominio foi completo, a McLaren decidiu por apenas uma equipe nesse ano e utilizou o motor Cosworth DFV, a Surtees tambem começou a correr com os propulsores da Ford. Dos 12 times apenas 4 não utilizavam os motores Cosworth, Ferrari, BRM, Matra e a novata Tecno. A Ford ganhou nada mais nada menos do que 10 corridas das 12 que participavam do calendário, a Ferrari venceu apenas com Jacky Ickx em Nürburgring e a BRM venceu com Jean-Pierre Beltoise em Mônaco.
Em 1973 tivemos o mesmo cenário do ano anterior com 8 das 12 equipes sendo alimentadas pelos motores Ford Cosworth DFV, esse ano foi um massacre, os carros com os DFV venceram absolutamente todas as 15 corridas do calendário.
Em 1974 a FIA abriu vagas para várias novas equipes, entraram nada mais nada menos do que 8 novos times, todos com o motor DFV Cosworth da Ford, apenas BRM e a Ferrari tinham os seus próprios motores. Apesar disso a Ferrari conseguiu um vice-campeonato brilhante com Clay Regazzoni, o campeão desse ano foi o brasileiro Emerson Fittipaldi com a sua McLaren-Ford, o famoso M23.
Em 1975 apesar de 18 equipes das 20 inscritas no campeonato, serem impulsionadas pelos motores da Ford Cosworth V8, Niki Lauda com a Ferrari conquistou o título brilhantemente, o motor Ferrari flat-12 fez história naquele ano.
Em 1976 apareceram 3 motores novos, o Matra MS73 que empurraria o carro da Ligier Matra, o Alfa Romeo 115-12 no carro da Brabham-Alfa Romeo e o BRM P200 no carro da BRM. Alem das Ferraris, que apesar do sucesso do ano anterior veio com um motor novo, o 015. Foi uma das melhores temporadas da F-1 com James Hunt da McLaren-Ford sendo campeão com apenas 1 ponto de diferença da Ferrari de Niki Lauda.
Em 1977 Niki Lauda da Ferrari consegue ser bi-campeão apesar de ter vencido uma corrida a menos do que Mario Andretti da Lotus-Ford. A maioria devsatadora dos carros inscritos utilizavam os motores Cosworth DFV 3.0 V8, uma nova versão para esse ano. A Ferrari tambem vinha com um motor novo, uma nova versão do 015 3.0 F12.
Em 1978 das 19 equipes inscritas no campeonato 15 utilizavam o mesmo motor, o Ford Cosworth DFV 3.0 V8. Mario Andretti da Lotus deu mais uma vitória para o confiável e bem sucedido motor da Ford.
Em 1979 os motores Cosworth DFV 3.0 V8 da Ford continuaram impulsionando a maioria devastadora das equipes. Contra eles apenas o motor Ferrari, o Alfa Romeo 115-12 3.0 F12, o Renault-Gordini EF1 1.5 V6T e uma outra versão dos motores Alfa. A Ferrari acabou levando o titulo com Jody Scheckter.
Em 1980 a Williams conquistou o seu primeiro título com o seu carro FW07 impulsionado pelo motor Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Alan Jones conquistou o título. Já continuaremos com essa história para mostrar que a Fórmula Um já teve épocas de ouro onde praticamente todos os carros da Fórmula Um utilizavam apenas 1 motor,com exceção da Ferrari o que pode acontecer no ano que vem, se realmente a separação definitiva com a FOTA se confirmar.
========================================================//

Nenhum comentário:

Postar um comentário