quarta-feira, 24 de junho de 2009

por Luis Fernando S. Almeida
RACING MAGIC: 24 de Junho de 2009
F-1 HISTÓRIA
O super MP4/4 de Ayrton Senna e Alain Prost, McLaren.

Apesar dos resultados horrendos alcançados com a Brabham BT55 em 1986, o designer Gordon Murray ganhou carta-branca da McLaren para lhe dar outra chance, um ano depois. Desta vez os resultados foram uma imagem completa da Brabham em 1987. Os pilotos Ayrton Senna e Alain Prost em conjunto ganharam 15 dos 16 corridas na temporada de 1988, fazendo o MP4/4 de Murray um dos mais bem sucedidos projetos num carro de corrida de todos os tempos.
Em teoria o objetivo de Murray era colocar todo o peso do carro o mais baixo quanto possível. Na Brabham ele enfrentou vários problemas porque foi obrigado a colocar o motor de 4 cc da BMW em um ângulo acentuado, isso criou todos os tipos de problemas. A motor Honda V6 utilizado pela McLaren foi muito mais adequado para esta finalidade, pois era bem mais compacto do que o BMW de 4cc. O chassis ultra-baixo do McLaren MP4/4 obrigava os pilotos a ficarem praticamente ''deitados'' quando dentro do carro, algo que foi contestado por Alain Prost inicialmente.
Embora o formato e a execução fossem bem diferentes, as especificações do chassis, escritas por Murray em conjunto com Steve Nichols, seguiam em quase todos os aspectos as convenções do regulamento. No centro fibra de carbono em formato de colmeia suspenso por dois braços em ambas as extremidades. Na frente você tinha amortecedores ajustáveis e nas traseiras eram rígidos. Discos de freio de carbono e cerâmica foram utilizados em todas as quatro rodas.
Além de óbvios benefícios na dirigibilidade, a linha baixa também proporcionou vantagens aerodinâmicas. A superfície frontal foi reduzida em 10% e o fluxo aéreo poderia ser melhor direcionado para a asa traseira, melhorando muito a sua eficiência. Murray estava comprometido na relação altura e peso do carro, na realidade o carro não ficou tão baixo como poderia ficar na época. Isso fez com que o MP4 / 4 ficasse mais indulgente na sua condução e mais fácil de configurar para as diferentes pistas do calendário.
O motor TAG / Porsche V6 que tinha três Campeonatos Mundiais foi substituído pelo superior twin-turbo V6 da Honda, que já tinha sido usado com grande eficiência pelas equipes da Williams e Lotus. Mesmo com as últimas restrições,foi o mais potente motor nos grids de largada. O motor V6 era impulsionado por um câmbio de seis velocidades, que foi desenvolvido especificamente para o MP4 / 4, em conjunto com Weisman nos E.U.A..
Ayrton Senna, uma estrela brasileira em ascenção na F-1 foi junto com a Honda da Lotus para a McLaren. Um piloto super veloz que completava o time com o experiente já bi-campeão mundial, o francês Alain Prost. O piloto francês ganhou o apelido "Le Professeur" pelo seu estilo de condução suave e consistente. Os dois melhores pilotos nos grids, o chassis super baixo e revolucionário de Murray e motor mais potente da F-1 foi uma combinação perfeita.
Independentemente da força do carro e da qualidade dos pilotos, a Fórmula 1 continuava sendo um esporte totalmente mecânico onde tudo podia acontecer. Surpreendentemente os problemas só ocorreram com os dois pilotos no Grande Prémio de Itália em Monza quando Prost foi forçado a abandonar com problemas no motor e Senna bateu no final da corrida. Uma semana após a morte de Enzo Ferrari foi perfeito para a Ferrari que ganhou o Grande Prémio com Gerhard Berger em uma Ferrari.
Nas outras quinze corridas da temporada, as McLarens estavam imparáveis. Senna conquistou 13 pole positions e 8 vitórias. Alain Prost venceu outras 7 corridas e marcou mais 11 pontos. No entanto, só os 11 melhores resultados do ano eram contados na época, Senna foi coroado campeão com apenas 3 pontos de vantagem sobre Prost. Não é necessário será dizer que a McLaren venceu o Campeonato de Construtores com quase três vezes mais pontos do que a Ferrari.
O notável MP4 / 4 teve de ser retirado do campeonato, no final da temporada de 1989 quando os motores turboalimentados foram banidos da F-1. Tendo provado o seu ponto de vista de maneira revolucionária Gordon Murray foi convidado para desenvolver novos programas para carros de rua. O domíno da McLaren continuou nos anos seguintes com um novo chefe dos engenheiros e um novo motor da Honda. Os resultados do MP4 / 4 no entanto nunca foram igualados e esse carro extraordinário continua sendo o melhor carro já feito pela McLaren.
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