segunda-feira, 29 de junho de 2009

por Luis Fernando S. Almeida
RACING MAGIC: 29 de Junho de 2009

HISTORIC F-1 - GP BRASIL
O super carro da McLaren, o M23

Em uma época onde a maioria dos fabricantes de carros de corridas optavam por se concentrar em apenas uma ou duas categoriaas, a McLaren correu com seus automóveis com grande sucesso em quatro grandes campeonatos; Fórmula 1, Can-Am, F5000 e Indy. O consenso geral era de que campanhas individuais poderiam sofrer se um fabricante disputasse várias categorias simultanemante. A McLaren, por outro lado provou que eles estavam errados e os diversos programas utilizados tiveram suas vantagens. Em um período inferior a cinco anos, a equipe venceu os três campeonatos acima referidos e as 500 Milhas de Indianapolis.
Em 1973, um dos últimos obstáculos para enfrentar era vencer o campeonato mundial de Fórmula 1. Embora a McLaren tenha entrado na F-1 em 1966, nada tinha conseguido de interessante a não ser por algumas vitórias esporádicas (4). O engenheiro responsável pelo design foi Gordon Cuppock. A McLaren pegou o chassis monocoque do M16B que tinha vencido as 500 milhas de Indianapolis em 1972 e a suspensão do M19 que competia na F-1, o resultado foi o M23, um dos carros mais bem sucedidos ja construídos na F-1.
Algumas alterações foram necessárias para converter o M16B para ser utilizado na F-1. O motor Offenhauser Indy tinha um suporte especial necessário para apoiar a suspensão traseira, o motor Cosworth DFV, por outro lado poderia ser usado com a suspensão aparafusado diretamente sobre ele. A suspensão foi modificada para atender às necessidades dos circuitos de rua em comparação com a pista oval da Indy 500. Uma das maiores diferenças visíveis foi a adição de um grande caixa de ar para forçar o mesmo para os motores.

O M23 fez sua estréia na terceira corrida da temporada de 1973. Denny Hulme prontamente conseguiu ficar na pole-position nessa corrida e na corrida subsequente. A McLaren conquistou três vitórias nessa temporada, uma com Hulme e outras duas com o seu parceiro de equipe, o pioto Peter Revson,e acabou terminando em terceiro no campeonato de construtores atrás de campeões como a Lotus e Tyrrell. Hulme e Revson terminaram em quinto e sexto no campeonato.
Para 1974 o veterano Hulme uniu-se ao campeão mundial de 1972, Emerson Fittipaldi (Lotus-Ford). Exteriormente a M23 mudou pouco, excepto pelos novos patrocínios da Marlboro-Texaco. O início de um longo relacionamento entre McLaren e Marlboro. Ambos os motoristas provaram a sua eficácia conquistando uma vitória cada nas duas primeiras corridas. Os dois ganhariam mais duas corridas cada e Fittipaldi ao longo da temporada foi somando pontos suficientes para ganhar o seu segundo campeonato mundial. A tambem ganhou o seu primeiro título de construtores.
Hulme aposentou-se no final da bem sucedida temporada, após uma muito bem sucedida carreira, no qual ele ganhou vários campeonatos de Can-Am McLaren F1 e um campeonato para a Brabham. Seu substituto foi Jochen Mass. Fittipaldi marcou duas vitórias com o M23 em 1975 e Jochen Mass conseguiu uma vitória, mas seu desempenho não foi páreo para Niki Lauda no novíssimo Ferrari 312T. No final da temporada Emerson foi vice-campeão e os pontos garantiram uma terceira posição no campeonato de construtores.
Depois do desempenho impressionante de James Hunt com a sua Hesketh, em 1975 (1 vitória na Holanda e três segundo lugares), a equipe McLaren decidiu contratá-lo para substituir Fittipaldi para a temporada 1976. O brasileiro deixou a equipa para correr pela equipe de seu irmão a Copersucar-Fittipaldi. Na quarta corrida da temporada de 1976 a caixa de ar posicionada acima foi banida da F-1. Para respeitar a nova regulamentação a McLaren criou duas entradas de ar laterais que ainda alimentavam bem o motor com um ótimo fluxo de ar. No ínicio da temporada a espectativa era grande para o duelo entre James Hunte e o campeão Niki Lauda.
Até a metade da temporada Niki Lauda com a Ferrari parecia pronto para assegurar o seu segundo título consecutivo. Após oito corridas ele tinha o dobro de pontos dos seu rivais mais próximos, após vencer 4 corridas e pontuar no pódio por três vezes. James Hunt tinha conquistado 2 vitórias e 1 pódio. A temporada sofre uma virada driastica quando Lauda sofre um acidente quase fatal em Nürburgring. Surpreendentemente ele estava de volta as pistas, apenas três corridas depois do seu terrível acidente, com as suas graves queimaduras ainda em fase de cicatrização.
Lauda estava de volta, mas ele não foi capaz de igualar o seu ritmo de pré-acidente. Hunt fez a sua parte, ganhando quatro das seis corridas após o acidente de Lauda. Indo para a corrida final, ele estava três pontos atrás de Lauda, líder do campeonato. O que aconteceu depois foi sem dúvida a mais controversa decisão de um campeonato campeonato na Fórmula 1 até então. Choveu todos os dias antes do início do Grande Prémio do Japão e os pilotos e donos de equipes foram unânimes na sua decisão de não correr. Os organizadores, porém, não quiseram deixar as 150.000 pessoas presentes no circuito e decidiu iniciar a corrida, independentemente das queixas de todos.
Felizmente para os motoristas, a chuva parecia dar uma trégua mesmo que ligeira antes do início da corrida, mas o estrago já estava feito e a pista estava encharcad. Hunt largou na pole e continou assim até a primeira curva, o que lhe deu a vantagem de uma pista limpa, sem o spray dos outros carros. Lauda, por outro lado, decidiu abandonar a prova, ele provavelmente ainda teve o acidente em sua mente e não quis arriscar a sua vida novamente. Com Lauda fora do caminho, James Hunt precisaria apenas de um 4° lugar para conquistar o seu primeiro título na F-1. Depois de uma rodada e uma série de paradas nos boxes e com apenas cinco voltas para terminar a corrida, Hunt estava na quinta posição. Mas com três voltas antes do final da Hunt garantiu um terceiro lugar e o campeonato de 1976.
Entrando na sua quinta temporada da Fórmula 1, o M23 foi mostrando claramente o desgaste com a sua idade. No meio da temporada foi substituído pelo elegante M26. McLaren finalmente seguiu a concorrência e passou a concentrar-se totalmente na Fórmula 1, mas ironicamente os anos seguintes foram os piores na história da empresa. Com 16 vitórias, dois títulos mundiais de pilotos e um de construtores em seu crurrículo, o M23 permanece até hoje como um dos mais bem sucedidos carros de Fórmula 1 dos anos 70.
Lembre-se que a Historic F-1 vem para o Brasil pela primeira vez, a prova sera disputada no dia 16 de Agosto desse ano em São Paulo, no Autódromo Internacional de Interlagos. Continue ligado no Racing Magic que estaremos trazendo toda a história dos carros que estarão em Interlagos.
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