sexta-feira, 12 de junho de 2009

LE MANS: Saiba tudo sobre a categoria + Pole Position.

por Luis Fernando S Almeida
RACING MAGIC: 12 de junho de 2009
24 HORAS DE LE MANS
As Categorias
-------------
Na tradicionalíssima prova das 24 Horas de Le Mans, correm vários carros divididos em duas categorias principais, os ''Protótipos'' e o ''Gran Turismo'', cada categoria é dividida em duas partes.

''PRÓTOTIPOS''
A categoria de protótipos se refere a carros exclusivamente desenvolvidos para competição e devem seguir as regulações técnicas do Automobile Club de l'Ouest. O nível de performance e o desenvolvimento tecnológico envolvido fazem dessa categoria a principal de Le Mans.
''LM''P1
Esses carros com o rótulo de LMP1 podem vim com os cockpits abertos ou fechados, esses carros batalham pela vitória geral da prova de Le Mans. Nessa categoria, temmos os poderosos Audi R10, os Courage Orecas de alta performance, e temos também os Lolas Coupé com motores da Aston Martin, os Pescarolos, os Ginetta-Zyteks e o novo carro oficial da Aston Martin. Um maravilhosa diversidade para a rainha das categorias que conduzem o carro chefe do show. A grande novidade para esse ano é a obrigatoriedade de utilizar motores híbridos. Regulamentação para os carros da categoria LMP1:

** Peso Minimo: 900 Kg
** Comprimento do aerofólio: 1 metro e 60 cms.
** Capacidade Máxima do Motor: 6.000 cc para motores aspirados, 4.000 cc para motores com turbo e 5.500 cc para motores à diesel
** Capacidade do tanque: 90 litros (81 litros para motores a diesel)
** Faróis: Brancos
** Numeração de corrida: de 1 até 24
** Adesivo da categoria: vermelho
** Diâmetro máximo do disco de freio: 38 cm

''LM''P2
Mais leves e menos potentes do que os LMP1s, os LMP2s também podem vir com os cockpits abertos ou fechados e são essencialmente reservados para times particulares. Nessa categoria você encontra LOLAS com motores da MAZDA, PESCAROLOS-MAZDA, mas tambem alguns PORSCHE RS Spyder e outros GINETTA-ZYTEKS.
Em 2008 muitas modificações foram introduzidas nessa categoria com o objetivo de reduzir os custos. O peso do carro foi aumentado em 50Kg. Da mesma maneira que aconteceu com a categoria LMP1, o uso de motores de produção foram autorizados e também abriu espaço para os bio-motores. Regulamentação:

** Peso Mínimo: 825 Kg
** Comprimento da asa: 1 metro e 60 cms.
** Capacidade Máxima do Motor: 3.400 cc e o máximo de 8 cílindros para motores aspirados, 2.000 ccs com turbo-simples e o máximo de 6 cílindros para motores turbinados.
** Capacidade do tanque: 80 litros
** Luzes: Brancas
** Nnumeração de corrida: 25 até 49
** Adesivo da categoria: Azul


''GRAND TURISMO''
Essa categoria apresenta carros derivados de modelos homologados que vemos nas ruas que podem ser comprados por qualquer pessoa. Facilmente identificados pelo público, os GTs são os carros mais populares da corrida de Le Mans.
''LM''GT1
Na categoria LMGT1, temos os SALEENS, CORVETTES e LAMBORGHINIS brigando contra os carros míticos da Maranello, as FERRARIS 550. Consideravelmente modificados quando comparados com os carros homologado de produção, os carros LMGT1 tem tração traseira e produzem uma potência perto da casa dos 650bhp com um peso mínimo de 1.125 Kg. As velocidades finais podem chegar próximas as dos protótipos.
Regulamentações da LMGT1:

** Peso Mínimo: 1.125 Kg (+25 Kg para o Aston Martin DBR9 e o Corvette C6R)
** Comprimento Máximo: 200 cm
** Capacidade Máxima do Motor: 8.000ccs para motores aspirados, 4.000cc para motores turbinados
** Breques em fibra de carbono
** Capacidade do tanque: 90 litros.
** Caixa de câmbio de no máximo 6 marchas
** Luzes: amarelas
** Numeração de corrida: de 50 até 74
** Adesivo de identificação: Verde

''LM''GT2
Menos modificados do que os LMGT1s, e também menos potentes (entre 450 e 500BHP). Essa categoria mostrou para esse ano uma enorme diversidade de carros. Duelos na pista serão protagonizados por PORSCHE 997s, LAMBORGHINI GALLARDOs, FERRARIS F430 e V8 ASTON MARTINS VANTAGE.
Regulamentação da LMGT2

** Peso Mínimo: 1.125 Kg
** Comprimento Máximo: 200 cms
** Capacidade Máxima do Motor: idêntica a LMGT1
** Caixa de câmbio de 6 marchas
** Luzes: Amarelas
** Numeração de corrida: de 75 até 99
** Adesivo de identificação: Amarelo.

=========================================================================
Nesse final de semana acontece a 77° edição da tradicional Corrida, Ás 24 Horas de Le Mans. A pole position na categoria principal, LMP1, ficou com o Peugeot 908 Hdi FAP, de Stéphane Sarrazin. O francês conseguiu duas voltas excepcionais, mesmo com muito tráfego na pista e pela terceira vez consecutiva consegue a pole-position em Le Mans. O segundo lugar, com 8 décimos de segundos apenas atras de Sarrazin ficou com o piloto Allan McNish e seu Audi, os dois carros de motor a diesel. Sarrazin vai dividir a pilotagem com Sebastien Bourdais da F-1 e Franck Montagny.
Na LMGT1 o experiente Jan Magnussen liderou e conquistou a pole-position com o seu Corvette, conseguindo uma melhor volta de 3:54.230, na pista de 13.629 quilometros. Na P2 Casper Elgaard ficou com a pole-position com o seu Essex Porsche RS Spyder, na frente de outro RS Spyder do time Japonês, Goh. A última das pole-postions, na categoria GT2 ficou com o Porsche GT3 RSR do time americano Flying Lizard dirigido por Jorg Bergmeister. As 24 Horas de Le Mans acontece nesse final de semana e tera a cobertura completa do Racing Magic Blog.
=======================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário